4 motivos que impactam o crescimento da sua agência de turismo!
Vender mais e fechar mais negócios é o sonho da maioria dos agentes de turismo. Porém, com um mercado tão competitivo e oscilante, nem sempre essa é uma tarefa fácil.
Compreender a realidade do setor é indispensável para ter sucesso, analisando muito bem quem forma o seu público-alvo e oferecendo soluções de acordo com as necessidades da sua demanda.
Na rotina corrida de uma agência, contudo, às vezes falta tempo para analisar os fatores que podem estar “jogando contra” o nosso negócio. Se você tem notado que as suas vendas não estão muito boas – ou ainda deseja expandir a sua lucratividade, continue a leitura e saiba quais são os principais vilões que barram o seu crescimento!
1) Concorrência virtual
É inegável que o mundo virtual modificou totalmente o mercado do turismo. Hoje existem inúmeros sites e aplicativos em que o próprio turista pode, sozinho, organizar a sua viagem, com diversas possibilidades de hospedagem, pesquisa de voos e muito mais.
Um estudo feito pela Universidade Europeia mostrou que apenas 10% dos turistas recorrem aos balcões das agências para comprar as suas viagens. E a tendência é que esse número se torne cada vez menor, principalmente com o avanço da internet e dos smartphones.
Solução
Não adianta culpar os avanços tecnológicos pela queda nas vendas, é preciso incluir a sua agência nessa mudança. Isso significa investir em marketing digital, compreender as novas oportunidades e oferecer as facilidades que os seus consumidores desejam.
Muitas agências acreditam que apenas ter um site já é suficiente para entrar nesse universo digital, e isso não é verdade. Você precisa trabalhar a sua marca, atraindo visitantes e convertendo essas pessoas em clientes.
Para isso, é primordial um bom trabalho de marketing de conteúdo e presença sólida nas redes sociais, além de facilidades na hora do turista entrar em contato com você como: formulários de orçamento fáceis de serem encontrados, possibilidades de personalização e informações ricas e interessantes, diferenciando o seu negócio.
2) Preço
Não é difícil encontrar “ofertas imperdíveis” de viagem pela internet. Usar os aplicativos, programas de milhas e outras comodidades ajuda, também, a baratear os custos e muitas pessoas acreditam que viajar por uma agência será muito mais caro do que planejar tudo sozinho.
Solução
Reduzir as margens de lucro não é uma das soluções mais inteligentes, afinal é preciso não apenas que a sua agência sobreviva, mas também que ela cresça. Porém, é indispensável otimizar a sua gestão de modo a conseguir soluções mais interessantes para os seus clientes, por exemplo fazendo parcerias com fornecedores diferenciados.
Quanto mais próxima for a relação com o seu fornecedor, melhor será a chance de conquistar outros benefícios, além dos preços menores, ajudando a encantar o seu cliente.
Lembre-se ainda de demonstrar o valor do seu serviço. Quando o turista percebe que, mesmo pagando um pouco mais, ele tem acesso a benefícios extras, contratar uma agência passa a ser algo mais vantajoso do que ter que lidar com todas as “dores de cabeça” que organizar sozinho a viagem pode trazer.
Essa relação de confiança é essencial para vencer a guerra dos preços, ajudando os seus clientes a perceberem valor no seu serviço.
3) Perfil do consumidor
É claro que, com todas essas mudanças pelas quais nossa sociedade tem passado, o perfil do consumidor também está diferente. Os turistas são pessoas mais bem informadas e, portanto, mais exigentes em relação aos serviços que consomem.
Oferecer as mesmas soluções de sempre já não é suficiente para se destacar. E isso se deve, principalmente, às novas tecnologias, que ajudam os turistas a customizarem as suas viagens, compararem preços e terem acesso a outras possibilidades.
Solução
Para se diferenciar é imperativo compreender esse novo consumidor. Vender pacotes fechados que colocam todas as pessoas dentro do mesmo perfil é algo que está com os dias contados. Os consumidores entendem as suas particularidades e desejam soluções específicas para as suas necessidades.
Nesse ponto, a dica é se transformar em um verdadeiro parceiro e consultor, entendendo quem é o seu cliente, o que ele deseja com a viagem e oferecendo soluções personalizadas. Lembre-se que você não está vendendo apenas um passeio ou um roteiro, mas trabalhando com sonhos. E nenhum sonho é igual ao outro.
Seja empático e use os seus conhecimentos para vender uma experiência realmente única a cada um dos seus clientes. Isso, certamente, aumentará a satisfação dessas pessoas e fará com que elas se tornem fiéis aos seus serviços.
4) “Mais do mesmo”
De acordo com os dados do Sebrae, o Brasil possui cerca de 36 mil agências de turismo. Desse número, a maioria se concentra na região sudeste, seguida pelo nordeste e pelo sul.
Ou seja, a concorrência está cada vez mais acirrada. E, além das outras agências, o gestor ainda precisa lidar com os concorrentes indiretos, como os sites e aplicativos, e os outros atrativos que fazem com que a pessoa desista de investir o dinheiro em viagens.
Vender sempre os mesmos destinos transforma a sua agência apenas em “mais uma” dentro desse mar de opções que os turistas dispõe. Se você oferece as mesmas viagens, com os mesmos planos e as mesmas possibilidades que os seus concorrentes, por que as pessoas escolheriam fechar negócio com você?
Solução
Diferenciação é a palavra de ordem para quem quer crescer e prosperar no setor de turismo. Cada vez mais especialistas mostram que o caminho para conseguir isso é se focar em nichos específicos de atuação.
O que isso significa? Analisar muito bem o seu mercado e encontrar setores com potencial de crescimento, mas que ainda não estão sendo bem explorados, como se especializando em: destinos exóticos, turismo de aventura, turismo LGBT, viagens com mais acessibilidade e assim por diante.
São muitas as agências brasileiras e também de fora que têm investido na segmentação e alcançado resultados mais expressivos. Porém, é preciso ressaltar que, para a ideia funcionar, você precisa compreender muito bem o seu público.
Por ser um serviço mais focado, os consumidores esperam uma qualidade superior. Não adianta se “aventurar” sem ter estrutura suficiente para isso, ou seja, uma boa gestão, parceiros e fornecedores de confiança e equipe capacitada.
Como você viu, são muitos os pontos que podem influenciar na hora de um turista resolver fechar uma viagem com você ou com a concorrência. A mudança no perfil dos consumidores e as facilidades trazidas com a tecnologia estão alterando totalmente a maneira como as pessoas planejam e consomem o turismo.
Para fazer o seu negócio crescer e se diferenciar, é essencial entender todas essas alterações e, claro, compreender muito bem quem forma o seu público-alvo, desenvolvendo soluções cada vez mais específicas e com qualidade para essas pessoas.
Você gostou deste conteúdo? Aproveite e veja dicas simples (mas eficientes) para aumentar as suas vendas!