7 erros que atrapalham as vendas da sua agência de viagens

Dicas 27 de setembro de 2018

Muitas vezes, por estarmos mergulhados na rotina da nossa empresa, com problemas para serem solucionados, acabamos não buscando uma visão mais sistêmica, que nos permitiria detectar e corrigir alguns erros simples e chegar a melhores resultados.

A BestBuy Hotel se preocupa em trazer essa visão mais ampla para ajudar você a fazer uma reflexão sobre sua realidade e, quem sabe, identificar possíveis erros que podem estar atrapalhando suas vendas.

Vamos ver se alguns destes erros ocorrem na rotina da sua agência?

1) PRÉ-JULGAR OS CLIENTES

Independente do foco que você tiver para vendas de produtos, seja para alto padrão ou não, é importante não criar um pré-julgamento em relação a um cliente interessado, pois isso pode criar uma grande “saia justa” para sua agência e muitas vezes, com um cliente que tinha potencial para compra.

É importante ser paciente e atencioso, sem criar nenhum tipo de distinção, deixando para falar sobre valores quando o cliente questionar.

2) FOCAR APENAS NA VENDA E ESQUECER DE CRIAR RELACIONAMENTOS

Toda empresa costuma estipular metas para os vendedores e isso é muito positivo, mas principalmente quando as vendas não andam tão boas, muitos pensam apenas na venda em si, em atingir essas metas e conseguir suas comissões.

É essencial pensar em como ajudar de verdade seu cliente, oferecendo algo que realmente atenda sua necessidade e com isso criar um relacionamento duradouro, para que sempre que ele pensar em viajar, ele busque sua ajuda.

Crie empatia com seu cliente, se colocando no lugar, dessa forma você entenderá o que ele precisa e ele sentirá que você se importa com suas necessidades.

3) NÃO ACOMPANHAR AS TENDÊNCIAS E NOVIDADES

Com a velocidade das informações atualmente, em pouco tempo você poderá ficar para trás. Seu cliente pode mudar de ideia rápido ou buscar algo que você não tenha para oferecer.

Por conta disso, você deve ficar atualizado e levar para o seu cliente em primeira mão, tudo que tiver de novo e diferente.

Conte com a BestBuy Hotel para não perder esse timing e oferecer sempre experiências novas e incríveis.

Acompanhe em nosso site as novidades e conte com o nosso sistema para fazer suas consultas. Além disso, nossa equipe estará sempre a disposição para te auxiliar.


 

4) DEIXAR DE FAZER PESQUISA COM SEUS CLIENTES

Como foi comentado no item anterior, o consumidor que você busca pode mudar de ideia rapidamente ou buscar algo diferente do que você vinha oferecendo, e nesse ponto uma coisa muito importante seria, realizar pesquisas com uma certa frequência.

Manter contato direto com seus clientes cria proximidade e mostra preocupação em sempre melhorar seus serviços. Além disso ajuda a identificar:

  • Oportunidades e tendências que você ainda não está explorando;
  • Possíveis mudanças no atendimento;
  • Melhorias na linguagem de comunicação/marketing
  • Pontos que sua agência precisa melhorar;
  • Pontos positivos da agência que você não notou e podem ser explorados melhor;
  • Levantar argumentos para vendas.

Estes são apenas alguns dos vários pontos positivos que uma pesquisa pode ajudar a identificar. Não deixe de utilizar esse recurso com seus clientes e usufrua da tecnologia para facilitar o processo.

Algumas ferramentas online que você pode utilizar:

5) NÃO ENTENDER EM QUE FASE DA COMPRA O CLIENTE ESTÁ

Existem clientes que podem procurar sua agência de viagens e fecharem uma compra no mesmo dia e de forma muito rápida, outros podem perguntar sobre várias coisas e demorar meses para se decidirem, cada cliente tem um timing diferente. Respeitar isso é essencial para não gerar um desconforto e possivelmente perder uma venda.

Por mais que você tenha o desejo de fechar a venda, tenha paciência, pois se você fizer um bom atendimento entendendo o tempo de compra desse potencial cliente, mesmo que ele demore, ele vai comprar com você.

Querer apenas clientes de compras rápidas, pode ser um erro simples que está impedindo você de vender mais.

6) FALTA DE INFORMAÇÃO SOBRE O QUE ESTÁ OFERECENDO

O ser humano tem uma tendência natural de, com o tempo, entrar em uma “zona de conforto” e, em alguns momentos, isso pode acontecer com você ou com outras pessoas da sua agência de viagens.

Por entrar nessa zona de conforto além de não se atualizar sobre tendências e outros pontos mais que já discutimos por aqui, você pode deixar de se aprofundar na experiência que está oferecendo para o seu cliente.

Às vezes você oferece simplesmente porque está com bom preço tentando fechar a venda, ou por que o cliente pediu, mas quando ele começa a questionar mais informações, você não consegue orientar adequadamente.

Não saber muito sobre o que está oferecendo pode custar muito caro, pois quando o cliente percebe isso, sua credibilidade com ele será quebrada.

7) NÃO ESTUDAR A CONCORRÊNCIA E FALAR MAL DO TRABALHO DOS OUTROS

Ficar ligado no que seus concorrentes estão fazendo é importante para tomar decisões estratégicas para sua agência de viagens e gerar ideias inovadoras que podem fazer você se destacar.

Sabendo o que seus concorrentes estão fazendo fica mais fácil prever um possível obstáculo em uma negociação com um cliente. Ele pode ter pesquisado com seu concorrente e quando ele trouxer esse diferencial para você, é interessante você já ter pensado em como sair dessa situação de forma positiva.

Pense sempre em como você pode valorizar o que tem para oferecer e nunca em como diminuir ou queimar o seu concorrente. É muito mais positivo para o cliente, que, dessa forma, acaba optando por fechar negócio com você.


CONCLUSÃO

Existem vários erros que podemos julgar como “erros bobos”, mas que no longo prazo, atrapalham bastante sua agência de viagens. Alguns deles inclusive, você pode nem ter notado que estava fazendo ou que alguém da equipe estava fazendo, talvez por uma falta de treinamento.

Por isso estaremos sempre compartilhando conhecimento e discutindo ideias que possam levar crescimento sólido para as agências de viagens. Estamos nesta com vocês!

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