Saiba como expandir sua agência de viagens
Vender não tem sido tarefa fácil para os agentes de viagens e informações básicas sobre os destinos mais populares, ou de preferência dos clientes, já não são mais suficientes. Atualmente com a concorrência das OTAs (Online Travel Agencies) os consumidores estão cada vez mais exigentes (60% dos brasileiros pesquisam e reservam pela internet, segundo a Panrotas) e os agentes de viagens estão enfrentando sérias dificuldades no mercado.
Nós nos preocupamos em trazer cada vez mais conteúdos que possam auxiliar nos resultados da sua agência de viagens. Queremos que seu cenário seja cada vez mais positivo e estaremos sempre a disposição para ajudar nossos parceiros.
Neste conteúdo você verá um passo a passo que irá auxiliar em pontos importantes para você expandir sua agência de viagens:
1) POSICIONAMENTO
É importante que sua agência de viagens saiba se posicionar, expondo quais são seus diferenciais e por que as pessoas devem buscar seus produtos e serviços.
Como a concorrência tem sido maior, se você não trouxer algo de diferente ou que possa ajudar o seu cliente, ele irá em busca de outra opção.
Definir o público que você quer atender pode ajudar nessa tarefa. Sabendo para quem você quer falar, torne-se um especialista em suas necessidades para levar soluções que atendem suas dores. Estamos numa fase em que temos que, mais do que nunca, buscar ajudar, além de vender.
Se você quer trabalhar com um público que busca experiências, você pode por exemplo, sugerir roteiros de locais que ele iria descobrir pesquisando por conta própria ou fazendo buscas nas OTAs. Se você tem um cliente que gosta de cervejas especiais, pode montar um roteiro que ele visite vários locais que produzem cervejas artesanais na Alemanha, que não são tão conhecidos, mas que ele terá uma experiência que poucos já tiveram.
2) MARKETING E TECNOLOGIA
O Marketing sempre foi um dos pilares para o sucesso de um negócio e no cenário atual ele se tornou ainda mais importante.
É essencial desenvolver um planejamento de marketing para sua agência. Definir estratégias como: se comunicar com seus clientes na internet, em quais produtos focar, trabalhar sua marca, quais ações trabalhar. Você deve ter um “norte” para seguir e avaliar os resultados para fazer os ajustes necessários.
É importante não pensar apenas em ações promocionais, mas também em possíveis parcerias com empresas que atendem o mesmo público que você está buscando.
O marketing digital é outro ponto importante para você dedicar atenção, pois ele é o meio de comunicação que boa parte das pessoas tem buscado informações sobre as empresas e através dele você pode automatizar uma série de processos de comunicação com possíveis compradores e clientes atuais efetuando vendas recorrentes. Com processos automatizados você começa a ter um crescimento previsível e escalável.
E uma boa dica é que poucas empresas no Brasil já estão explorando a automação de marketing, então vale a pena pensar com carinho nessa opção.
“Automação de Marketing é a prática de utilizar softwares e outras tecnologias para agir em escala e aumentar os resultados de uma empresa. Através dela é possível identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento em geral e, consequentemente, as vendas.” – Fonte: Marketing de Conteúdo
Trabalhar com e-mails nessas ferramentas pode auxiliar muito no processo de expansão da sua agência de viagens aumentando a produtividade e reduzindo custos, pois conforme você começa a ter um número maior de prospecções e clientes que compram com você, ter que enviar um e-mail para cada pessoa torna-se um processo muito trabalhoso e enviar o mesmo conteúdo para todos acaba não sendo efetivo.
Com essas ferramentas você pode enviar sequências de conteúdos automatizados para e-mails da sua lista que tem um determinado interesse, e falar com cada um deles de forma mais pessoal. Você se comunica de forma personalizada com cada um em longa escala e oferece para as pessoas apenas os produtos dos quais elas tem mais interesse.
Outro exemplo interessante para você levar em conta na sua agência de viagens:
Se você tem uma média de X visitas ao site da sua agência de viagens que levam a X pedidos de orçamento, convertendo em X vendas, você tem um número base para o topo do seu funil de vendas.
Basicamente se você quer aumentar a quantidade de vendas X%, precisa fazer o cálculo para saber a quantidade de visitas que precisa aumentar no seu site e como gerar essas visitas.
O Google Ads pode ajudar nesse sentido, pois com ele você consegue anunciar apenas para o público que busca atrair e aumentar a quantidade de visitas para o seu site.
Depois com a ferramenta de automação você pode se relacionar com os visitantes do seu site, aumentando não só a quantidade de vendas, mas também a quantidade de pessoas solicitando orçamentos para você.
3) TORNE-SE REFERÊNCIA
É importante que você e sua agência de viagens sejam referência para pessoas do público que você deseja atrair.
Utilize principalmente as redes sociais para compartilhar informações relevantes sobre assuntos de interesse do seu público e que mostrem que você entende muito do assunto.
Mesmo que seu cliente não tenha interesse em fechar alguma viagem no momento, quando ele tiver essa necessidade você será a primeira pessoa que ele irá lembrar, e não seu concorrente.
Além disso, criando produtos únicos, você irá se diferenciar dos concorrentes e pode despertar desejo de compra de pessoas que acompanham seu trabalho mesmo em momentos que não estavam pretendendo viajar.
Você pode também criar grupos e promover fóruns de discussão no Facebook ou no Linkedin. Compartilhando suas visões e conhecimento, você pode ampliar sua rede de contatos e gerar maior credibilidade.
4) MANTENHA-SE ATUALIZADO
Com a velocidade das coisas atualmente, em pouco tempo muitas tendências e oportunidades podem surgir e isso significa novas oportunidades de negócio.
Novas possibilidades de destinos, produtos, eventos acontecendo pelo mundo, tendências, uma infinidade de opções para você gerar valor com seus clientes.
Por isso é importante você entender muito bem quem é seu público para que sempre que ver uma boa possibilidade, levar isso para ele.
Para ajudar você nessa tarefa, iremos compartilhar sempre novos conteúdos e tendências.
Se você ainda não se cadastrou na nossa newsletter, preencha com seus dados abaixo:
Além da nossa ajuda, existem também portais e sites de notícias que você pode acessar:
5) PÓS-VENDA
Segundo o especialista em marketing Philip Kotler “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Apenas com esse dado já temos uma base de que o pós-venda pode ser até mais importante que a venda em si.
Oferecer um bom atendimento desde o primeiro contato até o fechamento da venda, dar atenção e suporte aos seus clientes para que eles tenham uma experiência incrível em sua viagem, fazer além do que o cliente está esperando, estes são apenas alguns pontos que podem auxiliar na fidelização com sua agência de viagens, e fidelização significa mais clientes comprando com frequência custando menos para sua empresa.
Clientes satisfeitos costumam recomendar sua empresa para outros clientes e o poder da recomendação e do boca-a-boca ainda é muito grande. Com a internet inclusive essa recomendação pode tomar proporções maiores, já que muitos deles publicam em suas redes sociais.
Outro ponto importante, é que as pessoas estão dando maior importância para viajar com frequência por motivos como desenvolvimento pessoal ou simplesmente para relaxar e recarregar as energias, gerando uma maior produtividade pós-viagem. Se a sua agência trabalhar bem o pós-venda, pode gerar um número maior de vendas recorrentes e com isso expandir os negócios.
A preocupação com a retenção de clientes na era atual já tem sido prioridade não apenas no segmento de viagens, mas de grande parte das grandes corporações e empresas em franco crescimento.
A Harvard Business Review identificou através de uma pesquisa que mesmo com um excelente atendimento na venda, o cliente ainda não está fidelizado com a empresa e um dos fatores que mais contribuem para o “abandono” de um cliente é “se sentir desamparado” no pós-venda.
Essa é uma tendência das grandes empresas e uma oportunidade para sua agência de viagens explorar e se inspirar, já que mesmo com esses dados, muitos ainda não estão trabalhando algum tipo de programa de fidelização ou treinamentos eficazes para suas equipes. Se você investir no pós-venda será mais um diferencial da sua empresa em relação aos concorrentes.
Nesse ponto a BestBuy Hotel pode contribuir muito também, pois estamos juntos com você nesta missão. Somos parceiros de nossos clientes com atendimento de uma equipe altamente especializada 24 horas por dia, 7 dias por semana.