Vender sempre os mesmos destinos é uma boa?

Dicas 31 de outubro de 2018

A crise econômica está afetando diversos ramos da economia, e com o turismo isso não é diferente. De acordo com a previsão dos especialistas, o setor apenas deverá retomar o crescimento a partir de 2020.

Apesar disso, existem algumas agências trabalhando com saldo positivo e em franco crescimento. A receita do sucesso? Investir em destinos exóticos e exclusivos, atraindo uma parcela diferenciada de turistas. Ficou interessado? Veja as informações bacanas que separamos!

Destinos exóticos: como é esse mercado?

Em um primeiro momento, vender pacotes para lugares completamente fora do eixo tradicional pode parecer assustador. Mas, com menos concorrência, essa é uma área que tem conquistado um crescimento expressivo, atraindo cada vez mais uma clientela diferenciada e exclusiva.

O turismo de luxo é um dos que mais se beneficia com esse serviço. Os destinos tradicionais como Disney, Caribe ou Nova York são substituídos por outros não tão acessíveis, em especial na Ásia e na Oceania, como Sri Lanka e Camboja.

Quem investe nesse setor explica que a principal tendência é conseguir aliar aventura e conforto, proporcionando uma experiência totalmente singular, em locais isolados e pouco conhecidos.

Os números impressionam. De acordo com os dados da Reed Exhibitions, agência responsável pela divulgação turística em vários países do mundo, no primeiro trimestre de 2018 foi registrado um aumento de 26,7% nos gastos com viagem de luxo para o exterior, sendo que os brasileiros de alta renda gastaram cerca de R$ 12 bilhões apenas no primeiro bimestre.

Em relação ao público brasileiro, a procura maior tem sido pelas ilhas da polinésia, além do Quênia e da Tanzânia.

O mercado nacional também está se organizando para receber esse tipo de turista, já que a nossa floresta Amazônica começa a ser vista como um destino exótico tanto lá fora, quanto para alguns viajantes nacionais.

De que forma começar a variar as opções de destino?

É claro que, para investir nessa tendência, é preciso muito cuidado e planejamento. As principais agências que trabalham no setor prezam pela exclusividade.

É preciso ir além dos pacotes tradicionais, já que esse público deseja mais do que apenas uma viagem de férias, mas sim uma experiência completamente única e diferenciada.

Além do turismo de luxo, existe um público amplo para viagens personalizadas. Alguns exemplos são:

  • acessíveis: consultorias turísticas focadas em acessibilidade, ou seja, as agências ajudam a organizar roteiros para pessoas deficientes ou com dificuldades de mobilidade, pensando desde a hospedagem, até o transporte e as atrações, incluindo guias especializados;
  • LGBT: roteiros com destinos “gay friendly”. A ideia é compreender as preferências de cada cliente e assim encontrar o destino ideal, com atrações e eventos focados para esse público, como cruzeiros e festivais específicos;
  • aventura: roteiros exclusivos para quem deseja ter mais contato com a natureza e atividades como mergulho e trekking, mas sem abrir mão do conforto. É possível atrair turistas que já praticam esportes específicos criando pacotes personalizados para essa prática;
  • lua de mel: destinos totalmente diferenciados e de acordo com o perfil do casal, criando uma experiência única e fora do eixo comercial, indicado para vários perfis de recém-casados;
  • culturais: a ideia é promover uma imersão cultural, unindo os temas preferidos dos viajantes, como arquitetura, artes, vinho, moda, etc. Os grupos podem ser acompanhados por um especialista no tema.

Além dessas, existem muitas outras maneiras de variar, por exemplo, desenvolvendo viagens específicas para a Índia para praticantes de Yoga, com um guia especializado, permitindo uma verdadeira imersão na cultura indiana e uma experiência única e totalmente personalizada.

Para isso, é indispensável compreender muito bem o que o seu público deseja e conhecer as opções disponíveis. Apesar de o turismo de luxo estar em franco crescimento, é possível pensar na customização também para viajantes com menos recursos, colocando a sua agência como uma verdadeira consultora, tanto para aqueles turistas que já conhecem muitos locais, como para os que desejam experimentar novidades.

Agências às cegas, você conhece essa novidade?

Outra tendência que está em crescimento no mercado internacional é das “agências às cegas”. Nessa modalidade, o cliente explica as suas preferências, locais que já conheceu e a sua personalidade, e os operadores montam uma viagem surpresa. O turista apenas fica sabendo para onde vai cerca de uma semana antes da data da viagem.

No Brasil, ainda são poucas as agências que oferecem esse serviço e é preciso cuidado e conhecimento para que as experiências sejam realmente agradáveis. O primeiro passo é conhecer muito bem o destino e os estabelecimentos, apenas optando por aqueles de confiança.

Depois, é imprescindível analisar cuidadosamente o perfil de cada cliente, garantindo uma experiência prazerosa.

A facilidade de não ter que planejar absolutamente nada é um dos diferenciais que seduz muitas pessoas, principalmente aquelas com rotinas corridas e estressantes. Além disso, o fator surpresa faz com que cada vez mais turistas sejam atraídos por essa proposta.


 

Por que investir na personalização?

Como você viu, existem muitos exemplos de agências e operadoras que estão modificando a forma de encarar o turismo, investindo, sobretudo, na personalização, tanto de destinos, como do próprio serviço que oferecem.

De acordo com a Associação Brasileira de Agência de Viagens, ABAV, essa é uma das principais apostas do mercado, para conseguir sair da crise e se destacar em um setor cada vez mais concorrido, em especial com o avanço dos aplicativos que dão mais autonomia aos turistas.

Mas é sempre importante frisar que, antes de pensar nesse caminho, é preciso que a empresa esteja preparada. A demanda para esse tipo de serviço personalizado existe e está crescendo, porém o agente precisa compreender muito bem o cenário no qual estamos vivendo, em que os canais de venda se multiplicam.

Por isso, é imprescindível investir em marketing, administração, gestão e planos de estruturação sólidos. Algumas dicas importantes para quem deseja investir nesse setor são:

  • Comece a buscar um nicho: os serviços especializados são os que mais crescem, então identifique uma área interessante para atuar, como turismo de luxo, de aventura, esportivo, cultural, etc.;
  • Personalize os seus serviços: compreenda quem é o seu cliente e ofereça muito mais do que apenas o roteiro fechado. A exclusividade está em alta e é desejada por praticamente todos os perfis de turistas. Quanto mais personalizada for a viagem, mais alto poderá ser o valor do seu serviço;
  • Busque profissionalizar a sua agência: entender o mercado e a concorrência é fundamental para oferecer soluções mais interessantes aos seus clientes. Compreenda muito bem quem é a sua demanda e foque em profissionalizar o seu negócio, investindo em gestão financeira e administrativa.

Como você pode notar, oferecer destinos variados e planejar viagens mais personalizadas é uma tendência forte dentro do universo do turismo – e uma possibilidade interessante de variar o seu negócio, conquistar um público maior e mais fiel.

Depois de ler este conteúdo, já pensa em oferecer novos serviços e destinos? Aproveite e veja dicas imperdíveis para aproveitar o crescimento das vendas online e faturar mais!

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