A importância do funil de vendas para a sua agência de viagens!

Dicas 22 de novembro de 2018

Para melhorar a lucratividade da sua agência de turismo é indispensável conhecer um pouco mais sobre ferramentas de marketing. E entre elas está o funil de vendas – um conceito muito utilizado principalmente nas estratégias digitais.

Conhecendo melhor sobre esse conceito você conseguirá planejar mais adequadamente as suas ações e, assim, aumentar as suas vendas, sobretudo se você já trabalha com o marketing digital.

Ficou interessado? Continue a leitura!

O que é o funil de vendas e por que ele é importante?

O funil de vendas, basicamente, é o caminho que o consumidor percorre até o momento da compra. Existem muitos conceitos de funis ou de jornada do consumidor. O mais comum e simples é o AIDA.

O termo vem do inglês e significa: atenção – interesse – desejo – ação. Essas etapas são fundamentais e mostra todo o envolvimento do consumidor com a sua marca até partir para a ação de comprar com você.

Outra possibilidade é pensar no topo do funil, que seria a atração, e que concentra um maior número de pessoas, o meio do funil, que é a fase de consideração e o fundo do funil, que é a decisão.

Importância

Entender e planejar o funil de vendas é extremamente importante no planejamento de marketing. Afinal, é a partir dele que você poderá pensar em estratégias mais direcionadas, fazendo com que as pessoas “caminhem” dentro do funil e fechem negócio com você.

Um bom planejamento nessa fase ajuda a aumentar as vendas, melhorar o relacionamento com as pessoas que curtem a sua marca e até a fidelizar os clientes que a sua agência já possui.

Como aplicar o funil de vendas para a minha agência?

Já está convencido de que o funil de vendas é importante para melhorar os resultados da sua agência de turismo? Então veja algumas dicas que separamos para cada uma das etapas.

Topo do funil

Essa é a fase de aprendizado e descoberta, ou seja, é aquele usuário que está navegando na rede e ainda não conhece a sua empresa. Para isso, é fundamental que você consiga despertar a atenção dessas pessoas, atraindo o tráfego para a sua página (que pode ser o site ou as redes sociais) e tentando transformar esse visitante em lead (ou seja, potencial consumidor do seu negócio).

A principal ideia é criar conteúdos que chamem a atenção das pessoas que ainda estão na fase inicial de decisão de uma viagem. Alguns exemplos de temas que podem ser trabalhados são:

  • • melhores destinos para viajar pelo Brasil;
  • • praias mais belas do mundo;
  • • importância do lazer;
  • • destinos impressionantes na América Central;

Esses conteúdos podem ser tanto trabalhados no seu blog, como também nas suas redes sociais. E para potencializar o alcance, você também pode investir em anúncios no Google Adwords ou publicações patrocinadas nas redes sociais.

Meio do funil

Essa é a etapa de reconhecimento do problema e consideração da solução. Ou seja, o usuário já está decidido a viajar, mas ele ainda não sabe para onde ou não sabe sobre as vantagens de contratar uma agência de turismo.

Então, a ideia é criar conteúdos que sejam mais segmentados e que respondam as principais dúvidas do seu público, ajudando essas pessoas a tomarem decisões mais embasadas e a enxergarem valor na sua proposta de serviço, fazendo-as avançar para a próxima etapa.

Alguns exemplos de conteúdos são:

  • • as melhores atrações de São Paulo;
  • • benefícios de uma agência na hora de programar sua viagem;
  • • o que fazer em Belo Horizonte;
  • • como programar a viagem a Paris;
  • • principais dúvidas sobre o visto para os Estados Unidos;
  • • e assim por diante.

Fundo do funil

Aqui, o lead já está decidido a viajar, sabe a data para isso e quer contratar uma agência. Portanto, a ideia é convencer essa pessoa que a sua empresa é a melhor para ele.

Normalmente, são usuários que estão comparando preços e possibilidades, buscando encontrar aquela empresa que lhe passe mais confiança, comodidade ou vantagens.

Por isso, abuse de conteúdos que atestem o seu serviço, como depoimentos de outros clientes, vantagens promocionais, descontos, entre outros que ajudem a reduzir a indecisão.

Você também pode focar em conteúdos que expliquem melhor quem é a sua agência, quais os seus diferenciais, tempo de experiência e outros pontos.

Alguns exemplos de conteúdos:

  • • descubra como viajar para o Rio de Janeiro com o melhor preço;
  • • troque suas milhas pelo melhor pacote de viagens para o sul do país;
  • • descubra como definir a melhor agência para a sua viagem;


 

Captação de leads e funil de vendas

Com uma estratégia de marketing digital bem alinhada, é possível que você consiga captar muitos leads, tanto de pessoas que se cadastram para receber suas ofertas ou conteúdos, como de interessados que solicitam mais informações diretamente no seu site.

Diante disso, é possível seguir alguns passos para melhorar ainda mais os seus resultados. Veja.

Qualifique o lead. Ou seja, use algumas perguntas padrão nos seus questionários de contato para identificar as principais características dessas pessoas e interesses, por exemplo, dentro dos tipos de serviços e pacotes de viagem que você oferece.

Defina quais serviços e opções da sua agência interessam mais a essa pessoa, identificando os melhores destinos, preços, hotéis e outros pontos que ajudem a criar uma oferta personalizada.

Após esse detalhamento, entre em contato com o lead, por telefone ou e-mail, para enviar a proposta personalizada, reforçando os benefícios de cada item do pacote e atentando ao feedback do cliente. Como as suas equipes já possuem mais informações sobre o lead, essa etapa costuma ter um tempo reduzido e exigir menos “convencimento” dos seus vendedores.

Caso o cliente aceite a proposta e feche o pacote com você, lembre-se de realizar um bom pós-venda, ligando após a viagem para saber se o turista ficou satisfeito, o que pode ser melhorado e oferecendo um benefício extra, a fim de fidelizá-lo, como um desconto em uma próxima viagem.

Como você viu, o funil de vendas ajuda a programar melhor as suas interações com os usuários na rede, captar mais leads e também se relacionar adequadamente com essas pessoas, favorecendo o aumento das vendas.

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