5 dicas para melhorar o pós-venda da sua agência e aumentar os lucros!
Oferecer o melhor pacote de viagem a preços interessantes já não é mais um diferencial. Na era da experiência, o consumidor deseja ser colocado no centro de todas as transações comerciais. E, é justamente por isso, que cada vez mais o pós-venda se torna tão importante.
Acompanhar o cliente depois que ele chega de viagem é uma ótima maneira de analisar o seu atendimento, pensar em melhorias e, claro, oferecer vantagens exclusivas a fim de fidelizar esse consumidor e aumentar a sua lucratividade.
Não tem se atentado ao pós-venda na sua agência de viagens? Veja as dicas que trouxemos!
Conheça os seus clientes
Não existe como falarmos em pós-venda para agência de turismo se você não conhece a fundo quem é o seu cliente e o que ele espera da sua empresa. Se você quer aumentar a satisfação dessas pessoas e fidelizá-las precisa começar do básico: entendendo os hábitos de consumo, as preferências, os melhores destinos, hotéis, etc.
Somente assim você poderá oferecer um serviço realmente atraente, identificar o momento certo após a viagem para abordar esse cliente e transformar o seu pós-venda em uma ação ativa, por exemplo, oferecendo um atrativo extra para que o consumidor continue comprando de você.
Por isso, comece do início. Faça pesquisas com o seu público, identifique as características básicas dessas pessoas, avalie os pacotes, destinos ou serviços que têm mais saída e entenda os hábitos e preferências desses clientes.
Aprenda a ouvir
O pós-venda é o momento em que você, como gestor, ouvirá maravilhas sobre o seu serviço e também algumas críticas negativas.
Aprenda a ouvir as críticas e a transformá-las em oportunidades de negócio, melhorando seus procedimentos internos para que esse problema não volte a ocorrer, e oferecendo soluções ou atrativos para o cliente, de forma a resolver o erro e amenizar a situação.
Diante de uma crítica desfavorável, o melhor a fazer é não tentar discutir, mas aceitar o ponto de vista do cliente e se prontificar a resolver a situação da melhor maneira possível.
Tente entender o que causou a queixa e peça ao cliente sugestões para que a situação se torne menos desfavorável. Muitas vezes, esse atendimento diferenciado faz com que um cliente insatisfeito (e que provavelmente não viajaria mais com você) modifique o seu olhar sobre a sua empresa e até a defenda ou a indique para outras pessoas.
Evite incomodar
O pós-venda é um momento importante e muitos clientes sentem-se valorizados quando uma empresa pede a sua opinião. Mas tenha moderação e bom senso, afinal nada mais desagradável do que ficar recebendo ligações insistentes em momentos inoportunos.
Novamente, quanto mais conhecimento sobre seu público você tiver, menores as chances de se tornar inconveniente. Se possível, na hora que vender o pacote, já mencione sobre a política de pós-venda e questione os melhores horários e formas de contato (via e-mail, telefone, etc.).
Na abordagem, seja sucinto e evite prolongar demais o assunto, abordando as questões de forma pontual e ética.
Use o pós-venda para melhorar seus serviços
Aproveite as opiniões que recebeu dos seus clientes e transforme os seus serviços. Se você tem notado muitas críticas negativas a determinado item, resolva essa questão.
Por exemplo, ao realizar o contato com os consumidores, você notou que muitos se queixaram da demora em conseguir contatar um atendente, seja por e-mail, contato via redes sociais ou telefone.
Aproveite essa queixa e pense em maneiras de otimizar o seu atendimento, criando processos internos que ofertem um serviço ainda mais ágil e de acordo com as exigências da sua demanda.
Fidelize os consumidores
Quando um cliente se sente importante, ele costuma valorizar a empresa – e essa parceria se torna mais duradoura. Por isso, aproveite o pós-venda para fidelizar, mostrando que a sua agência se importa com cada um dos seus atendimentos e que deseja fazer o melhor para essas pessoas.
Avalie o comportamento do seu público e pense em ações estratégicas para aumentar as suas vendas. Por exemplo, depois de contatar o consumidor e avaliar a sua experiência, é possível enviar um e-mail com um cupom de desconto para uma próxima viagem ou para outros tipos de serviço que você oferece.
Essa é uma ótima maneira de fazer com que o consumidor se sinta ouvido, atendido e claro motivado a continuar comprando pacotes e serviços de turismo de você, aumentando a sua lucratividade.
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