Inteligência artificial para agências de turismo: entenda mais sobre essa tendência!
Quando falamos em inteligência artificial (IA), muitas pessoas pensam logo nos filmes de ficção científica, com carros voadores e robôs substituindo os humanos. Embora esse cenário seja apenas ficção, a verdade é que essa tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia.
Jogos de videogame, aplicativos de celular, programas de segurança e muitos outros já usam a IA – tornando-a mais próxima de nós sem sequer nos darmos conta disso.
No setor de turismo, a inteligência artificial também está presente, ajudando a automatizar processos e a modificar a experiência do viajante. Quer saber mais? Continua e leitura!
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial, como o próprio nome sugere, é a capacidade de um computador pensar, aprender e tomar decisões como um humano. Hoje, a maioria dos computadores possui um sistema binário, ou seja, eles são capazes de tomar decisões, mas precisam ser alimentados com dados e a partir deles, os computadores farão uma escolha única.
Os sistemas de IA funcionam de um modo um pouco diferente, pois eles utilizam essa base de dados para aprender com a informação disponível, não apenas tomando decisões, mas também expondo probabilidades e gerando novos conhecimentos.
Assim, o que se busca com a IA, é criar máquinas com estrutura de “pensamento” cada vez mais complexa, capazes de raciocinar, tomar decisões, resolver problemas, ter percepção, etc.
Como a inteligência artificial tem sido usada no setor de turismo?
Uma das primeiras empresas a lançarem um computador com inteligência artificial foi a IBM, criadora do Watson. Desenvolvido em 2006, ele é capaz de entender as informações disponíveis, gerar testes de hipóteses, raciocinar a partir das informações, aprender, fazer correlações e interagir, respondendo perguntas e buscando soluções.
Desde a criação do Watson, diversos sistemas de IA tem sido usados no turismo. Veja algumas aplicações.
Compreensão do cliente
A IA tem sido usada principalmente para compreender, analisar e entender o comportamento dos turistas, de modo a oferecer soluções mais acertadas para essa pessoa.
Em um hotel, por exemplo, a tecnologia pode ser usada para personalizar melhor o quarto e os serviços prestados. A partir dos algoritmos, o computador pode analisar se você está se hospedando sozinho ou com a família e cruzar esses dados com outros clientes semelhantes, oferecendo opções de alimentos, bebidas e serviços diferenciados e exclusivos para cada público, aumentando a taxa de fidelização.
Assistente de viagens
O computador também pode ser um aliado na hora de planejar melhor as viagens e as atrações a serem visitadas. Um exemplo bem bacana é o aplicativo nacional “Catarina” que dialoga com os turistas que estão viajando ou planejando viajar para Santa Catarina.
A máquina auxilia o visitante a montar o seu roteiro de viagem por todo o estado e possui informações relevantes de mais de 130 cidades e 1800 pontos de interesse.
Além disso, o aplicativo oferece conteúdos automáticos de acordo com a geolocalização do usuário e inteligência de análise a partir dos consumidores que o utilizam, como informações de hábitos de consumo, preferências pessoais e compras salvas dentro dos smartphones ou computadores dos turistas.
Empresas aéreas
Melhorar as vendas e o serviço de relacionamento com o cliente são metas importantes para as empresas aéreas. E hoje a inteligência artificial tem sido essencial para conseguir isso.
Alguns exemplos já em uso são: chatbots para check-in online, reconhecimento facial e biometria e mudanças de itinerário. A tecnologia também é capaz de captar e cruzar dados sobre os turistas, fornecendo as melhores recomendações para cada usuário, além de monitorar os feedbacks dos consumidores para que o serviço possa ser continuamente melhorado.
Quais as tendências em inteligência artificial para agências de turismo?
São muitas as possibilidades que se abrem com essa tecnologia. E para as agências de turismo, essa é uma oportunidade incrível de conhecer melhor os seus consumidores e ofertar serviços e promoções cada vez mais personalizadas.
Para quem trabalha com vendas online, é possível usar um “robô atendente” que fará o primeiro contato e triagem do usuário, conversando com ele e tirando as principais dúvidas. Caso seja necessário, o comprador é então transferido a um atendente “humano” que finalizará a compra.
Além disso, é possível usar a rede de dados para entender melhor os hábitos de consumo das pessoas que compram da sua agência, oferecendo roteiros, hospedagem e outros diferenciais exclusivos para cada público.
Outra possibilidade é acompanhar o turista durante a viagem, com uma espécie de “agente online” por meio de aplicativos. Assim, qualquer dúvida que o turista tiver sobre opções de passeio, câmbio, melhores restaurantes e outras informações durante a viagem podem ser tiradas diretamente com a ferramenta de inteligência artificial.
A automação também é uma alternativa, principalmente para as campanhas de marketing, permitindo que as agências enviem conteúdos exclusivos e segmentados para a sua base de e-mail, aumentando as taxas de conversão e de fidelização.
Além de reduzir os custos internos das agências de turismo, essas tecnologias ajudam a criar o famoso “efeito UAU” que é algo tão buscado no setor: a capacidade de surpreender positivamente o turista entregando a ele uma experiência totalmente única e inesperada.
E, então, gostou de saber mais sobre a inteligência artificial para agências de turismo? Aproveite e baixe o nosso check-list com os principais pontos de uma agência de sucesso!