Tendências para o turismo em 2019: as 6 principais para ficar de olho!
O ano novo já iniciou e muitos gestores e empresários estão de olho nas principais tendências para o turismo em 2019. Afinal, é sempre importante estar atento as movimentações do mercado e as exigências dos turistas, oferecendo exatamente o que eles procuram e desejam.
Veja as principais tendências que devem agitar o setor em 2019.
1) Turismo de Nicho
A crise econômica foi um dos assuntos abordados na 46ª ABAV Expo Internacional que aconteceu em setembro de 2018. No evento, o turismo de nicho foi mostrado como uma das tendências para 2019 e a aposta para superar o mau momento econômico.
Os especialistas citam alguns grandes destaques que são:
- • turismo de wellness: procura por viagens que proporcionem bem-estar como caminhadas, opções para cuidar da saúde, entre outros;
- • turismo de inspiração: viagens para locais que foram cenários de séries, filmes, videoclipes ou que inspiraram histórias e passagens literárias;
- • rememory: focado em viagens que busquem relembrar boas memórias, como casais que voltam ao local de lua de mel ou pessoas que retornam a locais que os marcaram durante a infância.
2) Busca por experiências
Cada vez mais os turistas querem vivenciar experiências valiosas e diferenciadas. Por isso, as viagens devem ser pensadas e planejadas de forma personalizada e os agentes precisam entender melhor o perfil dos turistas e os seus desejos.
Ofertar sempre os mesmos destinos é algo ultrapassado. Com essa necessidade cada vez maior de personalização, o agente precisará se reinventar, entendendo o comportamento e o perfil do seu público e buscando opções de destino diferentes e inusitadas.
Outra tendência deverá ser as viagens em grupos, ao invés de turistas viajando sozinhos, permitindo justamente essa troca de experiências, criando momentos inesquecíveis.
3) Inteligência Artificial
É inegável que a tecnologia está modificando todos os setores da nossa sociedade – e com o turismo isso não é diferente. A inteligência artificial busca oferecer mais agilidade e eficiência no atendimento das dúvidas básicas dos consumidores, de modo a reduzir significativamente o tempo de espera até um primeiro contato.
Mas não é só. Essa tecnologia também tem sido aplicada em hotéis para melhorar o atendimento e a personalização aos hóspedes e em aplicativos que permitem uma orientação personalizada ao turista durante a viagem, modificando a sua experiência e percepção do destino.
4) Mobile
A migração para o mobile já é uma realidade e uma prova disso são os aplicativos de hotelaria e companhias aéreas que são cada vez mais usados pelos turistas.
Podemos entender essa tendência como um reflexo das exigências dos consumidores atuais que buscam por processos cada vez mais fluidos e menos burocráticos. Várias pesquisas mostram, inclusive, que muitos dos viajantes estão dispostos a pagar um pouco mais por sites que ofereçam processos mais simples de cadastramento.
Essa é uma lição importante que as agências devem aprender. O primeiro passo é conquistar de vez o universo dos dispositivos móveis e o segundo é pensar em formas de ofertar cada vez mais facilidade e comodidade aos seus clientes e potenciais clientes.
5) Turismo responsável
Os turistas estão cada vez mais conscientes social e ecologicamente e por isso buscam por viagens igualmente preocupadas com a sociedade e o meio ambiente.
Por isso, a tendência é que os fornecedores comecem cada vez mais a incorporar políticas de redução de impacto ambiental. E, os viajantes devem procurar ainda mais por experiências sustentáveis, como atrações turísticas mais ecologicamente corretas.
Os viajantes também estão em busca de experiências novas e autênticas que incluam e respeitem os direitos das minorias. Por isso, o setor espera um aumento de viagens LGBT+ e de participações em festivais para esse público.
6) Viajar e aprender
Essa já é uma tendência que apareceu com força em 2018 e promete se manter em evidência em 2019. A expectativa é que cada vez mais surjam pessoas interessadas em unir viagem e conhecimento.
Assim, a ideia é criar pacotes que permitam os viajantes conhecerem novos destinos e ainda aprenderem algo novo, como trabalho voluntário, curso de idiomas, fotografia, culinária local, etc.
Como você viu, são muitas as tendências para o turismo em 2019 e várias delas podem ser colocadas em prática agora mesmo. Aproveite e veja as nossas dicas para vender mais com as ferramentas do marketing digital.