Conhecendo a Turquia: diferenciais do país e 5 destinos para visitar!

Europa 6 de maio de 2023

Uma longa viagem conhecendo a Turquia oferece destinos surpreendentes e encantadores – principalmente para aqueles que amam o sol e o mar. É um país com riquíssima história, que resgata e mistura o passado de europeus e orientais.

Além disso, a Turquia é uma opção vantajosa para o bolso de brasileiros em viagem pela Europa, pois o câmbio permite uma valorização razoável do real brasileiro frente à lira turca.

Neste conteúdo, selecionamos 5 destinos que podem compor um pacote de viagens inesquecíveis no país turco. Confira!

Conhecendo a Turquia pelas grandes obras: arquitetura medieval de Istambul

Istambul é uma cidade cosmopolita que se distingue das outras. Aqui, há uma curiosa harmonia entre a ancestralidade da cidade, – que já foi capital de inúmeros impérios antigos – uma miscelânea de comunidades étnicas tradicionais e o respiro da identidade turca dos tempos modernos.

De todos os destinos na Turquia, onde fervilham atrações é – definitivamente – Istambul. A capital turca é território de grandes museus, casas de Haman e restaurantes estrelados. Conhecendo a Turquia pelos olhos de Istambul, o país se eterniza nas memórias do visitante.

Entre os pontos turísticos principais da cidade, dois deles estão lado a lado: O Hagia Sofia e a Mesquita Azul. O primeiro é um templo construído ainda no Império Bizantino como catedral católica dedicada à sabedoria divina. Foi, por quase mil anos, a maior catedral do mundo e as técnicas empregadas na construção de sua cúpula mudaram a arquitetura da época.

A Mesquita Azul foi uma obra encomendada pelo Sultão Amade I para que se tornasse tão grandiosa quanto a catedral ao lado. Com 43 metros de altura, o maior destaque do edifício são seus interiores decorados por mosaicos de azulejos azuis.

O Haman, ou banho tradicional turco, é um tratamento de limpeza que combina sauna e massagem feitas sobre mesas de mármore. É muito popular em Istambul e uma das principais atrações procuradas por turistas. Se destacam pela beleza da arquitetura, como é o caso do Çukurcuma, com interiores em mármore branco impecável.

Foto: Çukurcuma Hamami/Divulgação

Entre os museus de Istambul, se destacam o Museu Sadberk Hanim (dedicado a artistas clássicos da Anatólia e do Império Otomano), o Museu Sakıp Sabancı (com espaços jardins e galerias que já se dedicaram artistas europeus como Monet, Picasso e Rodin) e o vanguardista Arter (dedicado à arte contemporânea).

Casas e símbolos de fé ancestral: as ruínas de Éfeso

A cidade de Éfeso mantém o mais preservado acervo arqueológico a céu aberto. Conhecendo a Turquia de edifícios milenares, é possível identificar construções que foram dedicadas para ou foram residência de personagens femininas importantes para a fé. Entre elas, a casa onde a Virgem Maria passou seus últimos dias.

Foto: Andreas Husemann/Reprodução

A Casa de Maria está localizada nas encostas do Monte Koressos. As lendas afirmam que o apóstolo João a trouxe para Éfeso próximo do fim de sua vida e a localização da casa permaneceu incógnita por séculos. Foi descoberta pelo padre francês Julien Gouyet em 1881, a partir das visões da freira Anne Catherine Emmerich (beatificada pela igreja católica). Um espaço onde muitos dizem sentir uma força inexplicável (e positiva), em meio a centenas de velas acesas e uma parede cheia de pedidos de fiéis em pedaços de pano e papel.

Éfeso também é um dos melhores lugares do mundo para se ter uma ideia de como era a vida dos antigos, conhecendo a Turquia. Foi no passado um intenso centro comercial dos Jônios. Também havia ali um templo dedicado à Cibele, que viria a ser nomeada Ártemis por eles e Diana pelos romanos. As ruínas da antiga cidade, e do templo, estão abertas para visitação.

Foto: Viver O Mundo/Reprodução

Conhecendo a Turquia de cima: balonagem no céu da Capadócia

A Capadócia é, talvez, o destino mais bonito e fotogênico da Turquia – e um dos mais instagramáveis da Europa.

Se o visitante está conhecendo a Turquia em busca de momentos que desafiam a emoção, recomendamos um passeio via balão de ar quente sobre a Capadócia. A cidade é particularmente bonita em junho, quando desabrocham a maioria das espécies de flores silvestres da região.

A região é famosa por suas formações rochosas. Elas se projetam do solo no formato de torres, cogumelos e chaminés (por isso chamada de Chaminés de Fadas). Tal geografia faz parte da cultura local e milenar. Por isso, é possível se hospedar em hotéis construídos em galerias dentro de cavernas rochosas.

Leia também: 7 destinos de lua de mel ideais para fotografias inesquecíveis!

A maior trilha da Turquia: Trekking na Via Lícia

A Via Lícia (Lycian Way) é um circuito de Trekking localizado no sudoeste do país. Ele atravessa a costa do que antigamente foi a cidade de Lícia. Trata-se de uma travessia de longuíssima duração: seu percurso completo tem 500 km.

Foto: Anastasia Tsarskaya/Reprodução

Feito para os mais resistentes, o circuito completo leva 30 dias para ser percorrido. Mas não é necessário conhecer todo o trajeto, pois ele atravessa inúmeras cidades que fazem parte da rede turística da região. Entre as cidades que fazem parte da Via Lícia estão Fethiye e Antalya.

Conhecendo a Turquia através da Via Lícia, é possível encontrar paisagens exuberantes como o Vale das Borboletas com vista paradisíaca para ruínas de antigas cidades milenares. São sítios arqueológicos do antigo povo lício até o Império Romano, incluindo anfiteatros, templos, sarcófagos, tumbas talhadas na rocha (como a de Amintos da imagem abaixo) e até mesmo aquedutos antigos.

(Dica: O meio mais rápido para chegar na região é por avião de Istambul para Dalaman, que fica a cerca de 50 km de Fethiye. É um destino ousado e ideal para quem adora aventura).

Foto: Indika Ki Som Arqueologia/Reprodução

Leia também: Nova tendência do turista combina lazer e a possibilidade do trabalho remoto.

Conhecendo a Turquia de ares pacatos: a pitoresca Alaçati

Alaçati é uma pequena cidade localizada no Mar Egeu, que ainda preserva certa atmosfera de um vilarejo de pescadores. Sua descoberta como destino turístico é recente – cerca de 10 anos – o que faz de Alaçati um destino inteligente para quem está conhecendo a Turquia de um jeito lento, sem pressa.

Em Alaçati, os visitantes percorrem ruas de ladrilho antigo, estreitas diante de tantas mesas coloridas. Elas são de restaurantes tradicionais, pequenas lojas de artesãos, casas de pedra centenárias e canteiros de flores que parecem pintura.

As manhãs na cidade são preenchidas com o aroma de pão fresco. A maresia domina o ar no sol alto, quando é possível vislumbrar praias de areia branca e águas azul-turquesa, cheias de praticantes de windsurf e kitesurf. À noite, a música corta o silêncio através dos pequenos bares.

(Dica: conhecendo a Turquia, a estadia em Alaçati pode ser combinada com um passeio à ilha grega de Chios, que fica a 30 minutos de barco. Outro pacato destino, com aldeias medievais e um mosteiro histórico do século XI.)

Gostou das nossas recomendações?

Se você quer mais dicas ou recomendações sobre viagens para a Turquia, não deixe de fazer sua pergunta aqui nos comentários ou em nossas redes sociais!

Por aqui você encontra ótimas oportunidades e dicas para criar pacotes de viagens inesquecíveis. Se quiser conhecer nossos outros conteúdos, acesse nosso blog ou nosso perfil no Instagram.