5 dicas de marketing para sua agência de viagens
Dicas de marketing são essenciais para qualquer empresa crescer. Como anda o de sua agência de viagens?
Gerir uma empresa assim é tarefa que requer, além de conhecimentos de gestão e do mercado, habilidades para entender e trabalhar as melhores oportunidades junto ao seu público-alvo.
Utilizar ações e dicas de marketing para dar uma força para as vendas. Isso porque ajudam a destacar os diferenciais dela.
Então, se prepare para as 5 BestDicas que irão te ajudar a alavancar o sucesso da sua agência, assim como a conquistar e fidelizar mais clientes.
Dicas de marketing para sua agência
1-Dedique-se a entender o perfil do seu cliente
Não adianta vender destinos exóticos ou pacotes aventureiros, por exemplo, se seu cliente não tem perfil para fazer esse tipo de viagem. Oferecer campo para quem prefere praia também não vai te tornar um especialista ou uma referência para esse cliente.
Para isso, indicamos que você crie um roteiro de perguntas para fazer ao seu cliente, assim que ele pisar na agência. Pergunte o que está motivando a viagem. Veja se ele quer algo mais econômico, quais lugares ainda não conheceu, se prefere lugares mais calmos ou mais agitados, épocas mais frias ou de calor, e assim você conseguirá identificar os melhores destinos para realizar o sonho desse cliente.
Oferecer o destino certo, com opções adequadas, vai te posicionar como um expert no assunto. E esse é o primeiro passo para ganhar a confiança do viajante.
2-Invista nas redes sociais
Além do site, criar movimento nas redes sociais é fundamental entre as dicas de marketing até para reforçar o tópico anterior, de conhecer os clientes, saber qual o perfil deles e o que eles mais procuram ou com o que mais interagem. As redes sociais podem inclusive te ajudar a descobrir quais destinos os seus clientes estão buscando, por meio de enquetes ou até mesmo incentivando comentários nas postagens.
Ter uma fanpage pode ajudar sua empresa a se apresentar para os clientes, compartilhar dicas interessantes de turismo, indicar passeios e também postar um pouquinho sobre as ações que você eventualmente desenvolva, prêmios que ganhe e onde se destaca, criando aproximação com seu público e indicações.
E como escolher a rede social adequada? Seja no Instagram, Facebook, LinkedIn ou Tik Tok, é preciso utilizar todos os recursos de cada mídia social, interagir com seu público e jamais deixar alguém sem resposta.
3-Tenha um blog de sua agência de viagens
Compartilhar informações dos destinos, como dicas de visto, o que levar na mala, câmbio e/ou melhor época do ano para se visitar, são extremamente valiosas e inspiradoras para o seu cliente. Além disso, o seu ponto de vista como especialista em viagem vai contribuir para tornar a sua agência uma referência e autoridade no mercado. Um blog permite que você explore textos ricos em detalhes. Diferente das redes sociais que vão atrair a atenção do seu público por uma mensagem rápida ou uma foto interessante.
O blog de sua agência de viagens pode ir além do destino e ter seu toque pessoal. Sua agência pode, por exemplo, produzir vídeos explicando assuntos para os clientes ou disponibilizar demais conteúdos, como datas de viagens interessantes e pacotes. Já pensou em pedir para um cliente relatar como foi a viagem e a experiência de compra com você?
4-Faça do WhatsApp seu aliado
O WhatsApp também pode ser uma excelente ferramenta de comunicação para sua agência.
Lembre-se de utilizar a versão WhatsApp Business para separar bem a questão profissional da pessoal. Crie um perfil corporativo para a sua agência e tenha uma mensagem de boas-vindas, como: “Olá! Seja bem-vindo à nossa agência! Deixe sua mensagem e responderemos mais breve possível”. Assim, você inicia contato e não causa constrangimento caso ele mande a mensagem muito fora de horário de trabalho.
Importante: a BestBuy Hotel prepara materiais pensados para esse canal para que os agentes de viagens possam compartilhar direto com os clientes. Você ainda pode personalizá-los com a sua logomarca.
5-Esteja de olho em promoções e nas demandas sazonais
Em geral o mercado de turismo acompanha o calendário de destinos e datas mais propícias para viajar no ano.
Então, essa dica você não pode esquecer. Procure sempre estar por dentro delas e casá-las com o interesse de seus clientes, oferecendo calendários e ideias para que eles possam curtir datas comemorativas e feriados com promoções e condições diferenciadas.
E se você ainda não recebe as nossas promoções em primeira mão, fale com a BestBuy Hotel e cadastre-se para receber nossos conteúdos e ter sempre as novidades prontas para compartilhar com seus contatos!
E aí, gostou das nossas dicas de marketing? Que tal dar mais uma navegada pelo nosso blog para obter mais dicas interessantes sobre destinos e viagens? Fique à vontade!