5 dicas vender mais usando um relato de viagem
A retomada do turismo já é uma realidade e produzir um relato de viagem do seu ponto de vista, agente de viagens, o deixará ainda mais especial. Se você quer usar suas experiências pessoais para criar um relato que te ajude a alavancar suas vendas, continue a leitura e descubra como!
O que é um relato de viagem?
Conceitualmente, o relato de viagem é um gênero textual em que o narrador (neste caso, o próprio viajante) conta o que observou durante a sua visita a um determinado destino.
Mas, muito além do conceito, o relato de viagem é uma espécie de diário, onde ficam registradas memórias e emoções. A ideia é, posteriormente, dividir as suas experiências e orientar familiares, amigos e pessoas que tenham interesse no assunto e desejam conhecer o local visitado. Na hora da venda, ter esse tipo de relato traz um tom mais pessoal e gera identificação do cliente.
Você pode compartilhar o seu relato de viagem em suas redes sociais ou da sua agência de viagens, grupos de viagem no Facebook ou, até mesmo, em um blog pessoal ou profissional.
E para que não deixe escapar nenhum detalhe e crie um relato de viagem atraente, confira as dicas que selecionamos para você. Vamos lá!
Inicie o seu relato de viagem antes de sair de casa
Faça pesquisas prévias e comece a registrar as suas expectativas do destino que será visitado. Vale fazer uma lista com os lugares que pretende conhecer, o que espera encontrar em cada um deles e até do que tem medo de encontrar. Lembrando que, o seu olhar profissional traz muito mais valor para esse relato do que de um turista.
Dedique um momento do dia para escrever
Desde o primeiro dia da sua viagem, é muito importante que separe um momento para escrever.
Pode ser antes de dormir ou quando estiver se deslocando de um ponto turístico a outro. Aproveite enquanto as percepções ainda estão frescas na sua cabeça e anote os sentimentos e as sensações vividas, conversas que teve, nomes de lugares e pessoas que conheceu.
Lembre-se que, com o passar dos dias, esquecemos pequenos detalhes que farão diferença no seu relato de viagem.
Conte uma história com emoção
Muito mais do que detalhes técnicos, um relato de viagem deve ser cativante para atrair e engajar o leitor/cliente.
Uma boa história irá envolver o público com o conteúdo, fazendo com que ele se conecte com você e sinta que também participou dessa experiência. Assim, as informações serão fixadas mais facilmente.
Quanto mais detalhes no seu relato de viagem, melhor
Nada de descrições genéricas na hora de escrever o seu relato de viagem. Como dissemos acima, é necessária uma ótima história para que o público se envolva e absorva as informações que você deseja passar. Assim, quanto mais específico você for, mais conquistará o leitor, e mais perto de fechar uma venda com esse relato você ficará.
Aproveite os cinco sentidos, descreva cores, cheiros, sabores e o que mais conseguir absorver em cada uma das vivências. Outra dica importante é, além de relatar o que está sentindo, decore o seu relato de viagem com objetos que fizerem parte do passeio, como: bilhetes de trem, entradas de museus e moedas do país.
Quanto mais informação, melhor!
Não se esqueça das fotos no seu relato de viagem
Claro que os registros fotográficos não iriam ficar de fora da nossa lista de dicas. E que tal deixar as últimas páginas do seu material para aquelas fotos incríveis que você tirou dos pontos turísticos visitados, dos pratos degustados e dos costumes locais?
Faça uma colagem com as imagens que registrou e mostre aos leitores. Elas, com certeza, irão conquistá-los.
E aí, gostou das nossas dicas para escrever o seu relato de viagem? Continue acompanhando o nosso blog e aproveite mais dicas incríveis.