5 dicas para aproveitar o crescimento das vendas online
As vendas online no mercado de turismo crescem, em média, 15% ao ano. Isso é o que aponta o Webshoppers, estudo feito pela Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro. Mais do que isso, o relatório aponta uma alta das vendas online em nada menos do que 73% de 2012 a 2016, ano em que esse mercado atingiu R$30 bilhões. Se você quer aproveitar as oportunidades que o ambiente digital tem a oferecer e, com isso, ajudar sua agência a faturar mais, confira as cinco dicas que preparamos sobre o assunto:
1. Combine estratégias online e offline.
A primeira dica não poderia ser diferente. De acordo com o eMarketer, 25% das vendas envolvendo viagens no Brasil são realizadas via web, sendo que existe um espaço de crescimento ainda maior para vendas online. Só que isso não significa que o online vá tomar o lugar das lojas físicas, sobretudo porque muitos consumidores pesquisam na internet, mas preferem comprar offline. Sendo assim, o que deve existir é uma coexistência, uma vez que são canais complementares.
Por exemplo, numa ação que tem por objetivo trabalhar alguma data específica, você pode enviar convites pela internet para um evento exclusivo, e ainda pode realizar, posteriormente, a entrega física de brindes especiais.
2. Invista na sua presença online.
Como você chegou até aqui a fim de saber como aproveitar o ambiente online para aumentar as vendas da sua agência, vale colocar que estratégias digitais levam algum tempo para gerar efeitos, além de serem interdependentes.
Entre os investimentos que você pode fazer na web, estão: ter um site eficiente; aproveitar o potencial das redes sociais para engajar pessoas; criar conteúdo rico sobre seus serviços, destinos e roteiros; colocar sua empresa na primeira página do Google; nutrir o interesse dos clientes com e-mail marketing; e aproveitar a tendência de vídeos online.
3. Use a tecnologia a favor do marketing.
Não há dúvida de que você deve sempre planejar a melhor viagem que puder para cada um de seus clientes. Mas você já parou para pensar que pode utilizar de novas tecnologias para se colocar à frente de sua concorrência na hora de fazer isso? Afinal, o futuro das agências de viagens de sucesso vem sendo apontado como a intersecção entre o marketing e a tecnologia: ferramentas tecnológicas dirigidas por iniciativas de marketing estratégicas.
Quer um exemplo? No ambiente digital, isso pode significar o uso de campanhas de e-mail inteligentes, que mantêm o contato com os clientes da agência diversas vezes durante o processo de compra, até mesmo com o intuito de facilitar o trabalho do agente.
4. Mantenha a personalização.
Agente bem-sucedida no mercado de turismo, a presidente da Nexion, Jackie Friedman, sugere que devemos equilibrar o uso da tecnologia com nosso toque pessoal: “Engaje-se em promover conversas via mídias sociais, mas lembre-se de tornar isso mais pessoal e construir uma relação de amizade nos negócios”. E completa: “Isso vai diferenciar sua marca e adicionar valor ao seu relacionamento”.
5. Peça referências a seus clientes.
Cada vez mais as pessoas passam a dar importância para recomendações, ainda que vindas de alguém que não conhecem. Pedir referência é a estratégia mais fácil, simples e barata de conseguir mais de quem já é cliente, sendo que você pode aproveitar o blog e as redes sociais para fazer isso.
Acreditamos que, com essas cinco dicas, você consiga aproveitar as oportunidades que existem nesse crescimento das vendas no ambiente digital e alavancar também as vendas de sua agência de viagens. Sucesso para todos nós!