7 dicas para a temporada de inverno na América do Sul
O meio do ano é uma época especial para viajar, pois permite justamente que o turista escolha um destino internacional com base na estação do ano que deseja então aproveitar, sendo que ele traz também o início da temporada de inverno na América do Sul!
As dicas de hoje são de 7 destinos para quem quer curtir ao máximo a temporada de inverno no continente. Veja:
Destinos para a temporada da inverno na América do Sul
1- Portillo (Chile)
Na tradicional Cordilheira dos Andes, Portillo fica na região de Valparaíso e representa uma atrativa estação de esqui. É ideal para aproveitar esportes na temporada de neve. Por lá, é possível alugar equipamentos e usufruir de toda a estrutura de uma área que contempla mais de 2.400 m², grande desnível vertical, pistas e atrações.
Um destaque para a região é o Hotel Portillo, recomendado para casais e famílias que queiram esquiar, oferecendo ótima infraestrutura e serviço. Com local apropriado para guardar skis, o tradicional empreendimento oferece ainda opções que vão desde academia de ginástica e sala de jogos a sauna.
2- Valle Nevado (Chile)
Na Cordilheira dos Andes há também o famoso Valle Nevado, outra estação para quem quer aproveitar a prática de esqui. Com várias opções de hospedagem disponíveis, tem uma estrutura muito grande, com pistas para diferentes gostos, comportando turistas de “day use” e também com programação de festas e baladas para quem gosta de mais agitação e diversão, por exemplo, além da neve.
3- Andes Peruanos
O Peru como um todo pode atrair turistas para a América do Sul também. Machu Picchu, por exemplo, é conhecida como a “cidade perdida dos Incas”, povo estudado por habitar a Cordilheira dos Andes. Em termos de paisagem, seus arredores apresentam exuberantes montanhas, que formam uma cadeia, sendo que a cidade está localizada em um pico.
Ainda se tratando da região de Machu Picchu, existem outras áreas como Cusco e o chamado “Vale Sagrado” no Peru que atraem atenção de turistas por determinadas peculiaridades.
Quem vai para lá pode aproveitar o inverno para visitar pontos turísticos da região, já que há períodos em que normalmente, apesar da temperatura mais baixa, se consegue dias tranquilos em relação à chuva para se observar sítios arqueológicos ou visitar centros culturais.
A capital peruana também chama a atenção para o turismo nesta época, uma vez que oficialmente o inverno na América do Sul vai até 22 de setembro. Vale lembrar, ainda, que entre o dia 1 e dia 15 do referido mês é realizado o Festival Gastronômico de Lima.
4- Mendoza, El Calafate e Patagônia (Argentina)
Mendoza, na Argentina, também é uma cidade muito procurada no inverno, oferecendo aos turistas a possibilidade de ter contato com a neve. Com encantadoras paisagens, tem montanhas que ficam cobertas de gelo nesse período. E para quem gosta de esquiar, entretanto, também há opções, como a estação Los Penitentes.
Além do mais, é reconhecida por ser umas das maiores regiões vinícolas, o que também cai muito bem no frio.
Próxima à fronteira com o Chile, El Calafate é outra cidade que chama a atenção por suas “geleiras”. Outro ponto é não estar tão longe do chamado Parque Nacional Los Glaciares (a 80 km). É lá que fica a maior geleira em extensão horizontal do planeta.
A Patagônia, por sua vez, tem atrativos paisagísticos igualmente de tirar o fôlego. Mescla, não raramente, o branco da neve com o colorido da vegetação, sendo uma parte argentina e outra chilena. Ainda na região da Patagônia há excelentes locais para se hospedar, como o Hotel Las Torres Patagônia, com seu estilo rústico, ótima localização e vista para as montanhas.
5- Ushuaia
Também na Argentina e região da Patagônia, Ushuaia, capital da província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul, oferece opções no inverno como esqui cross, ou esqui cross-country, modalidade que envolve percorrer grandes distâncias em tempo recorde. Um desafio e tanto para quem gosta da prática!
Lá também fica o Cerro Castor, um complexo que oferece treinamentos olímpicos. E na cidade também há trilhas nevadas e lagoa congelada, linda para vista e fotos! Sem contar o Canal Beagle, para quem gosta de navegar.
6- Montevideo
No Uruguai, a capital Montevideo tem charme e atrações turísticas. Para os amantes do tempo mais frio é ideal especialmente a partir da metade do ano, quando começa essa temporada. Lá o seu cliente encontra museus, teatros, cafeterias e bares, com destaque para os vinhos uruguaios e bodegas – é possível fazer visitas guiadas e degustações.
7- Quito (Equador)
Capital do Equador, Quito é um destino igualmente conhecido pelas montanhas andinas, que podem ficar cobertas de neve no inverno. Portanto, ideal para a temporada de inverno!
Com opções culturais e de museus, a cidade acolhe turistas de variadas partes e tem atrativos como o vulcão Cotopaxi, a cerca de 75 km, local muito visitado, aliás, por quem gosta de fazer escaladas no gelo e de aventuras.
E então, esse conteúdo te ajudou a ter ideia sobre alguns dos principais destinos que você pode sugerir para curtir atividades do período de temporada de inverno na América do Sul?
Continue acompanhando o blog da BestBuy Hotel para encontrar mais dicas ou, se preferir, aproveite para ver também 5 dicas de destino para o verão na Europa!