Como o Instagram pode ajudar em suas vendas?
Na hora de investir no marketing de sua agência você deixa o Instagram de fora? A rede social é uma das que mais crescem e conquistam público a cada dia.
Visual, dinâmica e muito moderna, tem sido a preferida de muitas marcas para atingirem o público-alvo. Para uma agência de viagens é uma ferramenta de marketing essencial!
Conheça como ela pode te ajudar mais ainda nas vendas:
Invista em planejamento
A dica para começar a trabalhar bem com o Instagram é fazer um planejamento de postagens. Desse modo não se esquece datas e demandas sazonais importantes, variando os assuntos. E assim também se consegue repostar o que é divulgado pelos fornecedores e operadora com a qual trabalha.
Aposte em fotos de qualidade para divulgar destinos
Além disso, se existe uma vantagem em utilizar o Instagram como rede social no turismo é justamente a possibilidade de investir e muito em belas fotos para divulgar seus destinos.
O aspecto visual do Instagram, com mais imagens e menos texto, contribui para causar um impacto maior e positivo nos clientes que procuram destinos surpreendentes para conhecer.
Invista sempre em fotos de boa qualidade. E que mostrem não só a beleza dos lugares, mas sempre que possível apresentem também um pouquinho dos pontos turísticos que os turistas podem conhecer por lá e os lugares mais icônicos e atrativos de cada destino.
Use e abuse dos stories
Os stories caíram no gosto dos usuários e são uma ótima maneira de inovar no conteúdo que você disponibiliza sobre sua agência.
Esse tipo de recurso instiga a curiosidade dos seguidores. E ajuda a sua agência a se manter em constante evidência, sendo a primeira informação que aparece no aplicativo de seus seguidores. E você pode usar os filtros para tornar as artes e postagens ainda mais criativas.
Assim você aproveita para atualizar os seguidores a respeito do que acontece no turismo, mostra um pouco mais do “DNA” da sua agência e marca, diferenciais da sua equipe e documenta viagens feitas pelos agentes, clientes, site inspections em hotéis.
Outra coisa legal é que os stories ficam 24h no ar, mas você pode analisar as reações ou quantidade de visualizações que eles têm no privado e depois escolher deixar alguns como permanentes nos destaques, definindo nessa área o que mais deu retorno.
Foque em enquetes para aumentar o engajamento
As enquetes são outro recurso interessantíssimo para explorar no Instagram de sua agência e conseguir colher o feedback do seu público.
Você pode focar em enquetes que perguntem sobre preferência de destinos ou experiências de viagem. Assim você entende o que adicionar nos pacotes para surpreender e agradar mais os clientes e como agregar maior valor a eles.
Focar em enquetes, aliás, é importante não só para engajamento. Mas também para descobrir e trabalhar bem as palavras-chave, que irão ajudar seu negócio a se destacar no Instagram.
Escolha as hashtags adequadas
Além de seguir pessoas, no Instagram os usuários seguem hashtags, o que pode aumentar o seu potencial de alcançar públicos novos e adquirir mais clientes que ainda não conheçam o potencial que sua agência tem de oferecer o que eles gostam.
Saiba identificar as palavras-chave essenciais para os destinos, pacotes, aventuras e experiências que você vende e procure monitorar como o mercado busca por esses fatores (exemplo: as palavras-chave que tenham a ver com o turismo, como #travel, #praia ou até mesmo alguns termos mais específicos, como destinos exóticos, quando quiser atingir uma parcela específica de consumidores).
Assim você aumenta exponencialmente as chances de atingir mais usuários, impactando sua audiência e posicionando sua agência como uma empresa que oferece exatamente aquele produto e experiência que eles querem.
Mas vale lembrar: não misture pessoal e profissional. Tenha um perfil de Instagram corporativo, que eleva a credibilidade de sua agência.
Nunca deixe seguidores muito tempo sem resposta
Dica para fechar: atenção total às mensagens! Seja por comentário direto no post ou via direct (comunicação mais privada), responder prontamente ao “SAC”, como é popularmente conhecida a expressão de responder aos usuários, faz toda a diferença na impressão que sua agência causa.
Isso pode influenciar na decisão de compra de “urgência” do seu cliente ou mesmo evitar que, insatisfeito, ele extravase alguma queixa ou dúvida em outro lugar, reclamando do atendimento demorado.
Como tudo está interligado, é possível que antes mesmo de comprar um pacote ou viagem ele associe seu serviço à lentidão, imaginando que irá passar pela mesma espera no suporte em outras fases.
Por isso, monitoramento e atenção constante são excelentes estratégias para se destacar da concorrência. E não se esqueça de responder todas as pessoas, mesmo que for uma crítica, pois o modo como você lida com a situação e esclarece seu cliente, procurando sempre encontrar a solução para ele, pode ser um grande diferencial.
E aí, você já usa o Instagram em sua agência de viagens para alavancar suas vendas e sua marca? Nós, da BestBuy Hotel, por exemplo, criamos material para que nossos clientes possam compartilhar nas redes e aumentar as vendas. Ainda não recebe? Cadastre-se aqui para usufruir de todos os nossos benefícios como nosso cliente! 😉