Como se diferenciar no mercado e concorrer com as OTAs

Dicas 13 de novembro de 2018

É inegável o poder da internet na nossa sociedade. E, como em tudo, ela também tem revolucionado o mercado do turismo. Um dos reflexos mais sentidos, é o surgimento e a expansão das OTAs (agências virtuais de viagem, em inglês).

Esses aplicativos costumam oferecer uma gama enorme de possibilidades ao turista que pode, em um só ambiente, comprar a passagem aérea, reservar o hotel, alugar um carro e ainda comparar a opinião de diversos viajantes.

Com tantas facilidades, como é possível diferenciar a sua agência e conseguir fazer frente a essa tendência? Nós separamos algumas dicas indispensáveis. Confira!

Mostre valor e não preço

Pela proximidade com os clientes, o suporte do agente de viagem pode ser superior ao dessas ferramentas, já que, optando por elas, a pessoa terá todo o trabalho de pesquisar, reservar e lidar com os possíveis problemas que possam surgir, como conexões demoradas, hotéis mal localizados, documentações, entre outros.

Com um agente de viagens, essas situações não costumam acontecer. Já que, o turista tem apenas a preocupação de decidir o destino. Se você mostrar o valor do seu trabalho, dificilmente esse viajante achará o seu preço caro demais.

Por isso, foque em oferecer um serviço de primeira, que seja exclusivo e vá ao encontro de todas as necessidades e desejos de cada um dos seus clientes. Um bom atendimento e uma experiência de viagem única certamente farão com que essas pessoas não troquem as facilidades e a tranquilidade que sua agência oferece, por uma diferença, muitas vezes pequena, no preço final.

Trabalhe o seu marketing digital

Se a maioria desses consumidores está na internet, então é lá que você também precisa estar. Isso não significa apenas ter um site e nunca mais se preocupar com ele.

Invista em boas estratégias de marketing digital para fortalecer e diferenciar a sua marca, atraindo mais visitantes e fechando mais negócios. Algumas dicas importantes nesse sentido são:

  • • crie um site responsivo, ou seja, que funcione adequadamente tanto em computador de mesa, como notebook, tablets e smartphones;
  • • otimize o seu site para os mecanismos de busca, facilitando na hora de os viajantes descobrirem o seu negócio (de preferência para as palavras-chaves mais buscadas para o seu nicho de atuação);
  • • crie um blog e alimente-o com conteúdo rico e informativo, que ajude o turista e que faça com que essas pessoas criem um relacionamento com a sua marca;
  • • invista no e-mail marketing, criando um contato mais próximo com os seus seguidores e também com aqueles que já são seus clientes;
  • • fortaleça os seus perfis nas redes sociais, postando não apenas conteúdos sobre a sua agência, mas também com as dúvidas mais comuns dos turistas, dicas de roteiro, entre outras ideias que criem engajamento;
  • • ofereça facilidades, como tira-dúvidas via WhatsApp, formulários para contatos via e-mail ou aplicativos próprios.

Ofereça benefícios exclusivos

Como você viu, um dos motivos de os turistas preferirem as OTAs são os programas de fidelidade. Isso é um indicativo claro da importância de fidelizar os seus consumidores.

Crie um clube de vantagens, tenha uma lista VIP de parceiros e ofereça benefício às pessoas que mais acreditam no seu negócio. É possível presentear com descontos nas próximas viagens, pacotes exclusivos de lançamentos, viagens ou reservas grátis, brindes, entre outros atrativos.

Mostre a essas pessoas que elas são importantes para a sua empresa e, dificilmente, elas trocarão a sua agência pela concorrência.

Trabalhe o pós-venda

Com a concorrência acirrada, tratar bem todos os clientes é uma obrigação das agências que desejam se diferenciar. Isso significa acompanhar o viajante também depois que ele fechou o pacote com você.

Ou seja, auxilie o turista e se mostre solícito para as possíveis intercorrências ou dúvidas que ele venha a ter durante a viagem e mantenha esse contato mesmo depois do retorno.

Por exemplo, envie um e-mail ou ligue alguns dias depois do passeio para saber se eles estão satisfeitos com o seu serviço, o que pode ser melhorado e ofereça um desconto para uma próxima viagem.


 

Seja ágil

Outro ponto favorável às OTAs é que tudo pode ser feito de forma simples e rápida em um só lugar. Muitas pessoas evitam as agências porque acreditam que o processo será muito lento e moroso.

Assim, ofereça facilidades na hora de o cliente contatar você como: e-mail, telefone, WhatsApp, contatos nas redes sociais, etc. E, claro, sempre responda o mais rápido possível.

Como você viu, o mercado e os consumidores do turismo estão mudando. Para não ficar para trás, é muito importante compreender essas alterações e oferecer um serviço realmente personalizado aos seus clientes.

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