Como utilizar o marketing digital para vender mais viagens
Nós temos falado bastante aqui no blog sobre o poder da internet para o turismo. E claro isso também significa uma capacidade maior de ampliar as suas vendas, usando as plataformas digitais para atrair mais clientes e fechar mais negócios.
Nesse sentido, o marketing digital é indispensável e capaz de ampliar a visibilidade da sua marca, melhorar o relacionamento com os seus clientes e, claro, potencializar o seu faturamento.
Mas, será que você tem usado essas estratégias e ferramentas do jeito certo? Continue a leitura e veja as dicas importantes que separamos!
Faça um bom planejamento
O planejamento é a base de qualquer estratégia de marketing digital. Isso porque é a partir dele que você definirá itens essenciais, como:
- • objetivos a serem alcançados;
- • público-alvo;
- • investimento;
- • principais mídias;
- • métricas usadas para avaliar o desempenho;
- • tempo estimado para o retorno do investimento;
Lembre-se que o planejamento não é algo “engessado”. Afinal, conforme a sua estratégia for sendo aplicada, você poderá notar determinadas necessidades que não tinha visto antes e assim ir adequando o plano às novas metas e realidade.
Uma boa dica para começar o seu planejamento é pensando no funil de vendas ou na jornada do cliente. Ambos se baseiam em alguns momentos de contato do consumidor com a sua marca que são: atração, consideração e conversão.
Na atração, o internauta ainda não sabe que a sua agência existe e, muitas vezes, nem para onde deseja viajar. É aquele usuário que está navegando em busca de dicas gerais sobre os destinos mais baratos, mais luxuosos, tendências, etc.
Já na fase de consideração, esse usuário está decidido a viajar e talvez até tenha uma data programada para isso, mas ainda não sabe que precisa de uma agência de viagens. Então, ele costuma pesquisar sobre preços de passagens, dicas de estadia e até se vale a pena contratar mesmo uma agência.
Na fase de decisão estão os consumidores que já sabem para onde vão, quando vão e desejam contratar os serviços de uma agência – sendo este o momento certo de convencê-los de que a sua empresa é a mais adequada.
Para cada etapa do funil, você poderá pensar em estratégias, conteúdos e ações que ajudem a fazer o usuário passar para a próxima “fase”, até finalizar a compra com você.
Melhore e otimize o seu site
Agora que você já tem tudo esquematizado, é hora de “colocar a mão na massa”. E o primeiro passo é adequar o seu site (ou criar um, caso você ainda não tenha).
O site é a base de qualquer estratégia digital e por isso precisa ser cuidado com atenção. O ideal é investir em designs responsivos, ou seja, que funcionem corretamente em qualquer tamanho de tela e que sejam rápidos de carregar.
Além disso, fique atento a outros pontos, como:
- • facilidade para usar e encontrar as informações;
- • textos informativos e ricos sobre seus serviços, sua empresa e outros dados interessantes;
- • formas de contato visíveis e atualizadas;
- • links para as redes sociais;
- • otimização para mecanismos de busca;
- • chamadas claras para guiar o usuário, por exemplo, para solicitação de mais informações sobre determinado roteiro ou pacote disponível no site;
- • links e imagens que funcionam e carregam corretamente.
Foque na persona
Ao estruturar a sua agência de turismo, com certeza você teve que pensar no seu público-alvo. O conceito de persona é um pouco semelhante, porém mais aprofundado.
Enquanto o público-alvo é uma segmentação genérica, as personas buscam dar uma “cara” para esses dados, ajudando na hora de pensar estratégias, conteúdos e formas de relacionamento.
Vamos supor que o seu público seja: pessoas entre 20 e 40 anos, aventureiras, ligadas à natureza e que gostam de trilhas e esportes radicais. Ao montar a sua persona, você poderá incluir mais informações. Por exemplo:
Joana, 27 anos, microempresária, renda mensal de R$ 5 mil. Adora assuntos ligados ao meio ambiente, é vegana ou vegetariana e extremamente preocupada com a sustentabilidade. Viaja pelo menos uma vez por ano e adora conhecer parques, reservas e outros lugares que favoreçam esse contato com o ecoturismo ou turismo de aventura. Suas principais dificuldades são: encontrar novos destinos, ter tempo para organizar as viagens e definir o receptivo (para levá-la até as cachoeiras, trilhas e etc.).
Notou a diferença? Com as personas bem definidas, fica mais fácil orientar corretamente as suas ações. E, claro, você não precisa ter apenas uma persona, é possível criar várias de acordo com a atuação da sua agência.
Quanto mais você entender quem forma a sua clientela, mais direcionadas serão as suas ações, favorecendo o reconhecimento da sua marca e aumentando a conversão.
Trabalhe os seus conteúdos
Conteúdo informativo e relevante é indispensável para quem deseja atrair mais pessoas e se relacionar melhor com os clientes. Por isso, uma dica bacana é criar um blog atrelado ao seu site.
Nele, você poderá produzir textos ou vídeos que ajudem os turistas, tirando as principais dúvidas, explicando melhor os seus roteiros e serviços e informando esses usuários, favorecendo o relacionamento com a sua marca.
O primeiro passo para criar bons conteúdos é focar na sua persona, entendendo seus principais dilemas e dificuldades. Depois, analisar as etapas do funil de vendas, pensando em postagens tanto para quem está na atração, como para os usuários na fase de conversão.
Outra dica é ficar de olho nas palavras-chaves, ou seja, aquelas que os usuários estão pesquisando na rede. Por exemplo, no caso da nossa Joana, é possível que, em uma fase de atração, ela esteja pesquisando sobre novos destinos. Algumas palavras-chaves usadas seriam: destinos de turismo de aventura no Brasil, onde fazer ecoturismo, reservas ecológicas, trilhas de aventura, cachoeiras brasileiras, destino de aventura no exterior e assim por diante.
A partir dessas palavras, você poderá pensar em conteúdos que sejam relevantes, úteis e instrutivos, ajudando essas pessoas e, claro, dando a elas a oportunidade de conhecerem e se relacionarem com a sua agência.
Bons conteúdos são essenciais porque ajudam a:
- • atrair mais visitantes para a sua página;
- • melhorar o entendimento sobre a sua marca;
- • favorecer o relacionamento;
- • aumentar as taxas de conversão.
Use as redes sociais
Além do blog, é fundamental também marcar presença nas redes sociais. E para escolher as melhores, novamente recorra à sua persona, estudando quais mídias seu público mais usa.
Cada rede social possui suas particularidades que precisam ser respeitadas em termos de conteúdo. No Instagram, por exemplo, é bacana investir em fotos incríveis dos destinos, fazer vídeos curtos para os stories com dicas gerais e dúvidas recorrentes dos turistas, usar hashtags, entre outras ações.
Já no Facebook, você pode investir em conteúdos com imagens ou vídeos e também postar os links dos seus posts no blog. Sempre pensando em maneiras de favorecer o engajamento.
Uma dica legal é usar a regra dos 80-20. Ou seja: 80% de conteúdo informativo e 20% sobre a sua agência (incluindo promoções, diferenciais, etc.).
Lembre-se de fazer anúncios e impulsionar algumas publicações, sempre ficando atento as otimizações das campanhas, para atingir mais pessoas e reduzir o valor investido.
Você pode, por exemplo, impulsionar uma publicação de um pacote promocional, direcionando os usuários para uma página específica, onde o interessado pode colocar seus dados de contato e os seus colaboradores fazem o restante do atendimento de maneira personalizada.
Invista no e-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa de vendas pela internet, porque cria um relacionamento mais próximo com os seus seguidores e clientes e também permite o envio de promoções específicas e segmentadas.
A dica mais importante é evitar comprar listas de e-mail e trabalhar para que as pessoas ofereçam os seus contatos de forma natural. Por exemplo:
- • criando uma newsletter para o seu blog;
- • desenvolvendo materiais ricos que podem ser baixados gratuitamente por meio de uma página de contato;
- • usando as páginas de contato para promoções e ofertas;
- • entre outras ideias.
A partir de então, separe os seus contatos dentro do funil e das suas personas e envie conteúdos segmentados, favorecendo a abertura do e-mail e o envolvimento com a sua oferta.
Além dessas, ainda existem muitas outras técnicas de marketing digital que podem ser usadas. O ideal é começar fazendo o básico e analisando as métricas de engajamento e o retorno com as suas ações. E, assim, conforme você for ficando mais experiente, criando campanhas mais direcionadas.
Com essas dicas, ficou mais fácil aumentar as suas vendas? Então aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais e nos grupos de WhatsApp clicando nos botões abaixo.