Fora de Gramado e Campos do Jordão: 3 destinos de inverno no Brasil
O mês de junho chegou e, junto com ele, mais um inverno que nos bate à porta. Noites com friozinho e dias aconchegantes de outono ficam para trás e, em seus lugares, a estação mais fria do ano. Nesta época, é muito comum os amantes de viagem correrem em busca de hotéis em Gramado/RS ou Campos do Jordão/SP, os destinos mais procurados nesse período. Só que, neste ano de 2018, a ideia é fugir do óbvio: separamos outros três lugares e destacamos suas atividades gastronômicas e seus atrativos culturais. Não deixe de conferir abaixo!
1. Canela – Rio Grande do Sul
Fonte da Imagem: GramadoCanela
Nossa primeira sugestão é o município de Canela, cidade serrana composta por florestas coloridas, jardins bucólicos, vales, montanhas e matas nativas. Ela está localizada na Região das Hortênsias, faz parte do Circuito Turístico da Serra Gaúcha e, ao lado de Gramado, compõem a região brasileira mais procurada no inverno, quando as paisagens ficam ainda mais bonitas e as temperaturas podem despencar até -1° ou -2°C. Por ser uma cidade úmida, tem geadas constantes e pode até nevar, criando no turistas a sensação de estar em outro país.
Inclusive, sua charmosa arquitetura foi herdada dos imigrantes europeus, assim como a gastronomia, que também conta com essa influência e apresenta o romântico fondue, o doce de chocolate caseiro e o bom vinho, além do famoso café colonial e do tradicional churrasco. Um lugar tranquilo, ideal para famílias que queiram apreciar as belezas naturais da vida e descansar – sendo até 20% mais econômica do que a vizinha Gramado, sobretudo na hospedagem.
Atrações
- Caracol, a mais alta cascata do Rio Grande do Sul;
- Mundo Gelado, uma caverna de gelo com temperatura de -10°C;
- Festival Internacional de Teatro e Bonecos, que acontece há 30 anos;
- Catedral da Pedra, eleita uma das sete maravilhas do Brasil em 2010;
- Ecoparque Sperry, com cascatas, trilhas, restaurante e cânions com mirantes;
- Parque Terra Mágica Florybal, com cinema 7D, playground e áreas temáticas;
- Alpen Park, que oferece atrações como montanhas-russas e tirolesas;
- Mundo a Vapor, com máquinas a vapor em tamanho real e em miniatura;
- Parque Pinheiro Grosso, com trilhas na Mata Atlântica e exposição de fotos;
- Parque dos Paredões, que oferece um lindo pôr-do-sol;
- Parque Vale dos Dinossauros, que conta com dinossauros animatrônicos.
EXPLORE A REGIÃO DE CANELA/RS, ACESSANDO NOSSAS TARIFAS ONLINE DE HOSPEDAGEM E SERVIÇOS!
2. Monte Verde – Minas Gerais
Fonte da Imagem: 3em3
A pequenina Monte Verde é um verdadeiro vilarejo localizado no sul do Estado de Minas Gerais, a 165 km de São Paulo, ocupando um lugar privilegiado bem no alto da Serra da Mantiqueira, a 1.554 metros de altitude e com baixas temperaturas, inclusive abaixo de zero. Conhecida nacionalmente como um dos melhores destinos de inverno, ela também é chamada de Vila do Romance, uma vez que esse local, também muito tranquilo e charmoso pelas construções europeias, é o reduto de casais apaixonados.
Sua linda paisagem é repleta de montanhas, estruturas rochosas e ricas áreas verdes, com florestas de araucárias e pinheiros. Conta ainda com a típica culinária mineira, com sua extensa cartilha de vinhos e seu cardápio de fondues, chocolates e sopas. Oferece conforto em sua variedade de pousadas e são diversas opções de lazer, tanto para relaxar quanto para quem está a fim de movimentar o corpo.
Atrações
- Pedra Redonda, com uma linda trilha e uma vista indescritível;
- Parada da Fonte, para compra de café, doces, vinhos, queijos e artesanatos;
- Pico Selado, ponto mais alto e que tem uma das melhores trilhas da região;
- Pedra Partida, que oferece uma visão 360 graus de Monte Verde;
- Tirolesa, arvorismo, trekking, passeios a cavalo e off-road de quadriciclos;
- Passeio matinal pelas ruas cobertas de geada.
EXPLORE A REGIÃO DE MONTE VERDE/MG, ACESSANDO NOSSAS TARIFAS ONLINE DE HOSPEDAGEM E SERVIÇOS!
3. Visconde de Mauá – Rio de Janeiro
Fonte da Imagem: Rio dos Cristais
Visconde de Mauá é um distrito do município de Resende, localizado na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, ao sul dos dois Estados e ao norte de São Paulo, sendo um dos cenários mais concorridos no inverno do Sudeste. Estando também numa área de proteção da Serra da Mantiqueira, a 1.300 metros de altitude, ele é composto por três vilas principais: Mauá, Maringá e Maromba.
Mais um lugar confortável e sossegado para casais, seu maior diferencial está no fato de ser ideal para quem deseja se isolar no “meio do mato”, já que é bastante verde e pouco urbana. Ainda assim, conta com uma excelente infraestrutura para turistas e uma ótima culinária, com pratos à base de trutas, fondue e pinhão. Que tal alguns dias magníficos num clima de montanha, com natureza exuberante, ar puro e, claro, muito frio?
Atrações
- Pico da Pedra Selada, são duas horas de caminhada para uma vista única;
- Vale do Alcantilado, um paraíso de quedas d’água em meio à floresta;
- Poço do Marimbondo, uma piscina natural de águas claras para mergulho;
- Cachoeira de Santa Clara, perfeita para belas fotos e uma das mais altas;
- Cachoeira da Saudade, com trilha e sequência de doze quedas d’águas;
- Parque Ecológico Cachoeiras do Santuário, que tem mais de vinte cachoeiras com águas cristalinas, mata nativa, gruta, árvores centenárias, animais etc.;
- Cavalgadas em meio à natureza.
EXPLORE A REGIÃO DE VISCONDE DE MAUÁ/RJ, ACESSANDO NOSSAS TARIFAS ONLINE DE HOSPEDAGEM E SERVIÇOS!
Esperamos que você tenha a oportunidade de visitar esses lugares ainda neste inverno! Se você já passou por lá, fique à vontade para compartilhar com a gente como foram as suas experiências.