21 de março – Dia Internacional da Síndrome de Down
“O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças” Augusto Cury
Você sabia que no dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down? A data tem seu reconhecimento oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas), ação que foi proposta pelo Brasil. O dia foi proposto como o dia 21 de março (21/03) porque se refere às cópias do cromossomo 21 que as pessoas com síndrome de Down têm.
A data foi criada para celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down e para garantir que tenham as mesmas oportunidades e liberdade que as outras pessoas têm.
Um passo importante para que os jovens com síndrome de Down possam fazer a transição entre o mundo da infância e o mundo adulto é a entrada no mercado de trabalho. Segundo a Organização Movimento Down, além de diversos benefícios como melhoria da autoestima, ganho de responsabilidade e desenvolvimento do relacionamento com grupos diversos, o trabalho favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mecânicas e de adaptação a diferentes situações, inclusive na vida pessoal.
A BestBuy Hotel sempre optou pela diversidade de perfis. O diretor, Victor van Oorschot, tinha um forte desejo de trabalhar com pessoas com Síndrome de Down, já que parte de sua formação acadêmica foi voltada a esse público.
Em 2019 esse desejo finalmente se tornou possível quando Victor e a equipe de RH visitaram o Centro de Atendimento à Síndrome de Down Bem-Te-Vi, uma instituição na cidade de Jundiaí que faz um trabalho fantástico. Eles entenderam o perfil das pessoas em idade de trabalho, se precisariam de alguma adequação na empresa e o processo seletivo foi agendado com os jovens interessados.
“As entrevistas foram descontraídas, havia muito brilho no olhar, no nosso e deles, o entusiasmo e o sonho de trabalhar e desenvolver algo novo era encantador.” conta Erica Maria de Oliveira, gerente de Recursos Humanos & Administrativo na BestBuy Hotel.
WESLEY MORILHA TIBURCIO
Foto: Mara Morilha Tibúrcio – mãe do Wesley
Há 1 ano e 10 meses atuando em seu primeiro trabalho, Wesley Morilha Tiburcio, aos 24 anos, é auxiliar de escritório no departamento administrativo da BestBuy Hotel. Nas horas vagas ele gosta de tocar violino ou violão.
Houve também uma conversa com os pais, para que eles ficassem mais seguros em relação à convivência do seu filho ou filha em um ambiente desconhecido. Erica relata um dos momentos mais marcantes na conversa com uma das mães: “Ela disse que confia no filho dela e sabe que ele é completamente capaz de aprender o trabalho e muito mais, a preocupação dela era saber somente se o filho seria acolhido por pessoas boas. As pessoas ainda têm muito preconceito. Essa oportunidade de conhecer o ambiente os deixa mais tranquilos.”
Definida a contratação, o próximo passo foi integrar o jovem com síndrome de Down na equipe e foi mais rápido do que o esperado. “Seguimos com a pretensão de mais contratações no futuro. Todos são capazes, precisamos oferecer oportunidades!” finaliza Erica.
Saiba mais:
Na seção “Trabalho” do Movimento Down, é possível encontrar informações sobre como contratar uma pessoa com síndrome de Down, experiências inclusivas no mercado de trabalho e um banco de dados com vagas disponíveis para pessoas com a trissomia em todo o Brasil.
Movimento Down: http://www.movimentodown.org.br/movimento-down/
Conheça o trabalho do Centro de Atendimento à Síndrome de Down Bem-Te-Vi.
Bem-Te-Vi: https://www.bemtevi.org.br/