Dicas essenciais para planejar e vender grupos de viagem!
As viagens em grupo são deliciosas e atraem muitos turistas que desejam conhecer outras pessoas, ter uma experiência diferenciada e reduzir os custos com o passeio.
Porém, para quem organiza e vende esse tipo de roteiro, é preciso atenção redobrada, afinal lidar com pessoas tão diferentes é sempre um desafio. Outro é entender como planejar e vender esses grupos de viagem, conseguindo maximizar os lucros e sempre ter lotação máxima.
Você também enfrenta desafios como estes? Continue a leitura.
Como planejar os grupos de viagem?
Se você quer tornar as suas excursões e viagens em grupo mais atrativas, precisa começar planejando-as corretamente. Veja algumas dicas essenciais.
Defina o seu público-alvo
Esse é o passo inicial – e que também será usado para vender essas viagens. Faça, primeiro, uma boa pesquisa de mercado, entenda o que o seus concorrentes estão oferecendo e os públicos que você poderá atingir.
Analise os motivos para escolher determinado público e foque em conseguir o maior número possível de informações sobre essas pessoas, como: faixa de renda, idade, profissão, onde vivem, o que gostam e não gostam, média de viagens por ano, locais mais atrativos, etc.
Quanto mais dados você tiver, mais fácil será definir destinos e atrações que realmente sejam interessantes para essas pessoas, bem como a melhor faixa de preço e formas de pagamento.
Alguns públicos estão em alta atualmente e podem ser uma boa para ganhar mais com as viagens em grupo. São eles:
- • terceira idade;
- • LGBT;
- • viagens com interesses religiosos;
- • jovens entre 18 e 28 anos.
Personalize o roteiro
Com o público-alvo bem definido, será mais fácil torná-lo atrativo para essas pessoas, pensando desde a escolha adequada do destino, até as instalações, data da viagem, atividades, meios de transporte, etc.
Lembre-se que a personalização é um dos grandes diferenciais do turismo atualmente. Então foque em conhecer e entender muito bem essas pessoas para criar uma viagem realmente única.
Bloqueie um número maior de assentos
Na hora de organizar as viagens em grupo, uma dica é tentar bloquear um número maior de assentos do que o estimado. Isso porque é mais fácil cancelar um assento do que adicioná-lo, já que, no último caso, talvez você tenha de pagar taxas adicionais ou comprar a passagem com valor mais alto.
Escolha bem o líder do grupo
Os líderes de grupo podem ser guias de turismo, pequenas agências de viagem que solicitam emissão as operadoras ou pessoas influentes dentro de uma organização, associação, sindicato, etc.
Escolher corretamente esse líder fará a diferença na experiência que os viajantes terão. É muito importante passar confiança a essa pessoa e garantir que ela tenha as ferramentas necessárias para lidar com diversas situações que podem surgir em um tipo de viagem como essa.
Tenha o contato de todos os viajantes
Quando for negociar grupos de viagem, tanto marítimo, aéreo ou terrestre, é essencial ter o nome, o telefone e o e-mail de todos os membros.
Além das questões operacionais, esses dados permitem que você mantenha contato antes e depois da viagem com os turistas. Antes da data, é possível enviar e-mail com as informações básicas sobre a viagem, dia e hora, atrações do hotel e da cidade, etc. E depois você poderá enviar novas promoções, ofertas de viagem e manter o contato.
Como vender os grupos de viagem?
Agora que já está tudo planejado, que tal aumentar as suas vendas de grupos de viagem? Veja as dicas essenciais!
Foque no seu público-alvo
Existem muitas formas de vender a sua viagem em grupo, mas tudo dependerá de quem forma o seu público-alvo.
Os meios digitais são os mais usados atualmente, porém você precisará analisar as pessoas que deseja atingir para definir quais redes sociais usar, a linguagem mais adequada, o horário das postagens e as formas de abordagem.
Você também poderá investir em divulgações tradicionais, como panfletos, cartazes, anúncios em jornais e revistas, outdoors, etc. Sempre entendendo como as pessoas que você deseja atrair consomem informação.
Utilize bons argumentos de venda
Existem algumas palavras que costumam chamar a atenção de quem está comprando um pacote turístico em grupo e que podem ser usadas nas suas propagandas.
São elas:
- • promoção: grande isca de venda e pode ser usada para vender pacotes em baixa temporada, quando os preços de transporte e acomodações são mais baratos;
- • “all inclusive” (ou “tudo incluído”): essa expressão cria no cliente a ideia de que ele não precisará pagar nada a mais além do valor com o pacote. Existe uma tendência maior dos viajantes de preferirem pacotes com “tudo incluído” mesmo que existam outros agentes vendendo pacotes com valores mais baixos, porque o cliente não tem certeza o quanto a mais terá de gastar quando iniciar a viagem.
Faça um bom pós-venda
Por último, não se esqueça da importância do pós-venda para aumentar a taxa de recompra e favorecer à fidelização. Assim, após alguns dias de retorno do grupo, ligue ou envie e-mail para saber como foi a experiência dos turistas e modos de aumentar a satisfação.
Lembre-se de manter esse contato, enviando novas promoções, viagens, dicas de outros serviços que vocês oferecem, entre outras ações.
Depois de ler este conteúdo, ficou mais fácil planejar e vender grupos de viagem? Aproveite e descubra como a BestBuy pode lhe ajudar a criar pacotes ainda mais interessantes e diferenciados para os seus públicos!