Momento histórico: O marco da era do Turismo Espacial

Não categorizado 6 de agosto de 2021

Voar para o espaço é o sonho de infância de muitas pessoas. Com o Turismo Espacial, conhecer o mundo por uma nova perspectiva será possível. Duas empresas já fizeram história com o feito. Continue lendo a matéria e saiba mais.

 

Você já imaginou poder viajar para fora do planeta? Bilionários de diversos países deram início a esse novo modo de entretenimento ao inaugurar negócios que prometem realizar o Turismo Espacial

Apesar das preocupações com o meio ambiente, estudiosos afirmam que o novo ramo será um grande gerador de empregos e inovação para outros setores.

Muitas pessoas jamais imaginaram que um dia seria possível conhecer o mundo por uma nova perspectiva, já que essa era uma função exclusiva de astronautas. O interesse foi despertado nos últimos anos e empresários investiram milhões para iniciar a era do Turismo Espacial Comercial.

Você sabe quem são eles e quais os objetivos de cada um? Nós te mostraremos!

 

Richard Branson e a Virgin Galactic

Richard Branson, fundador da empresa Virgin Galactic e CEO da Virgin Group,  tem 70 anos e realizou um sonho pessoal em julho: declarou aberta a era do Turismo Espacial.

Ele sempre desejou levar não-astronautas e não-especialistas para fora do planeta. A realização aconteceu em 11 de julho de 2021, quando a aeronave VSS Unity decolou às 11h30 do Espaçoporto América, localizado no estado do Novo México, nos Estados Unidos. A bordo estavam o bilionário britânico, três passageiros e dois pilotos.

A experiência foi transmitida pelo canal da empresa no Youtube:

O voo foi classificado como suborbital, ou seja, ele não deu voltas na Terra. Ainda assim, a experiência proporcionou a ausência parcial da gravidade e uma vista incrível do globo. 

A missão Unity 22 contou com 2 veículos: a aeronave VSM Eve, que levou a aeronave VSS Unity a aproximadamente 15 km de altitude. Foi então que a Unity se desconectou da Eve, acionou os foguetes e continuou a viagem até atingir 80 km de altitude, a 3700 km/h. A primeira experiência no Turismo Espacial durou aproximadamente 90 minutos.

O mais curioso é que Branson não tinha o objetivo de realizar a missão antes de setembro. Os planos precisaram ser adiantados após Jeff Bezos anunciar que decolaria em 20 de julho. Caso escolhesse esperar até setembro, ele perderia a oportunidade de inaugurar a era do Turismo Espacial.

 

Jeff Bezos e a Blue Origin

Jeff Bezos, muito conhecido por ser o fundador da Amazon, também deu início à Blue Origin, uma empresa focada no Turismo Espacial.

Após anunciar que decolaria no dia 20 de julho de 2021, acabou perdendo o pioneirismo na aventura para Richard Branson. Mas isso não o impediu de decolar. O grande desejo era viajar ao espaço com a sua própria nave, o que cumpriu com êxito.

Para o feito, usou o foguete New Shepard e contou com uma tripulação composta por mais 3 pessoas: Mark Bezos (irmão de Jeff), Wally Funk e Oliver Daemen. 

Wally Funk é uma americana de 82 anos que participou das “Mercury 13”, grupo das primeiras mulheres treinadas pela Nasa para irem ao espaço, porém, devido ao gênero, foram excluídas. Nesta missão, ela tornou-se a mulher mais velha a voar para o espaço.

Oliver Daemen, por sua vez, é o primeiro passageiro pagante da Blue Origin. Ele ganhou a possibilidade de vivenciar o Turismo no Espaço após vencer um leilão ao fazer um lance de 28 milhões de dólares pela façanha.

A experiência também foi registrada ao vivo no canal do Youtube da empresa:

O voo teve duração de um pouco mais de 10 minutos. Neste curto espaço de tempo, foi possível cruzar a barreira de 100 km de altura e a fronteira espacial e permanecer em uma situação de gravidade zero por aproximadamente 4 minutos antes de retornar à Terra. 

A experiência do Turismo no Espaço vivenciada pela Blue Origin é um grande passo para a inovação, uma vez que foi o primeiro voo não pilotado e com tripulação totalmente civil.

 

O que esperar do Turismo Espacial?

Muitas coisas ainda vão acontecer no cenário do Turismo Espacial, mas é importante lembrar que a atração será (por enquanto) apenas para uma pequena parcela da população que tem condições de pagar os valores astronômicos da passagem. Para viajar com a Virgin Galactic, por exemplo, é preciso desembolsar 250 mil dólares por um bilhete.

Essas foram apenas as primeiras experiências e certamente, muitas tecnologias ainda serão desenvolvidas para aperfeiçoar a experiência do Turismo Espacial para os adeptos. 

E você? Teria coragem de enfrentar essa aventura no espaço?