Peru: principais atrações que o destino oferece!
O Peru é um destino muito procurado por quem quer conhecer belezas pela América do Sul. A riqueza de suas terras e sua diversidade cultural, por exemplo, fazem dele um país de gastronomia exuberante e com diversas opções para turistas e para os agentes venderem belas viagens!
Não é à toa que a Peru Week 2019, campanha promovida pela Promperú que fomenta a potencialidade turística e gastronômica do destino, começou esta semana cheia de novidade para os agentes de viagens. Nós, que estamos participando da Peru Week, separamos algumas dicas essenciais para que você possa indicar para os seus passageiros:
Capital do Peru – Lima
Lima é uma das melhores capitais gastronômicas do mundo, que além disso é sede da feira de gastronomia mais importante da América Latina, a Mistura. Sua variedade, então, deleita os paladares, tanto dos moradores, como dos visitantes.
A capital peruana, aliás a maior cidade do país, é a porta de entrada para conhecer tudo de mais lindo que o país tem. Pra começar com o pé direito, logo, seu cliente pode andar pelo centro histórico, que é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e descobrir a Praça de Armas, onde encontram-se o Palácio de Governo e o Palácio Municipal, a Catedral de Lima e o Convento de Santo Domingo, cujos corredores foram transitados por São Martín de Porres e Santa Rosa de Lima no século XVII e onde atualmente estão sepultados.
Não pode faltar, contudo, uma visita ao Parque del Amor, em Miraflores, que tem uma espetacular vista do Oceano Pacífico. Além disso, seu cliente pode curtir nos arredores do centro histórico de Lima: Parque de La Reserva e o Circuito Mágico del Agua. Outros pontos turísticos são:
- Museu da Santa Inquisição
- Parque La Muralla
- Plaza Bolívar
- Plaza San Martín
Parque del Amor
Cusco [Peru]
Nos Andes peruanos, Cusco guarda resquícios arqueológicos dos Incas e arquitetura predominantemente espanhola, sendo que seu maior atrativo turístico está nas construções, pedras e ruínas, que estão ligadas à história do local.
No centro de Cusco algumas atividades são praticamente obrigatórias, como fazer uma visita guiada pela enorme catedral e pelo Qoricancha — o templo do sol, ou caminhar pelas ruelas que formam a cidade. Para quem gosta de flanar durante as viagens, entretanto, sente-se na Praça de Armas e apenas exista. Próximo ao centro de Cusco, o seu cliente não pode deixar de visitar Pisac, Moray e o sítio de Saqsaywaman.
A falta de fôlego pode não ser apenas pela beleza do local, mas causada também pela altitude. Uma BestDica para seu cliente é que ele descanse no primeiro dia e assim evite o esforço físico. Tomar um chá de coca ou comprimidos e hidratar-se adequadamente com água mineral devidamente tratada ajudam.
Um passeio exclusivo, que se inicia com uma visita à Praça de San Cristóbal para desfrutar de uma vista panorâmica da cidade, é uma excelente pedida. Depois, uma visita ao Mercado de San Pedro, onde é possível provar do sabor local e conhecer mais de perto os produtos da zona neste mercado onde há de tudo e abastece à cidade inteira complementam o passeio.
Seu cliente não pode deixar de ir ao Templo de Koricancha; ou Recinto de Ouro, que é seu nome em quechua, tendo paredes que alguma vez estiveram totalmente revestidas de ouro. Há possibilidade de conhecer também a Igreja de Santo Domingo. Desde San Blas, o bairro dos artesãos, sugira um passeio a pé pela Rua Hatun Rumiyoc, encontrando no trajeto o palácio Inca Roca, hoje Palácio Arzobispal, tendo tempo para admirar a mundialmente famosa Pedra dos Doze Ângulos.
Ah! E no Peru um destaque vai para as lhamas, animais fofinhos, parentes do camelo, muito lembrados pelos turistas nos cartões-postais do Peru. Elas são comuns na região, o que possibilita tirar belas fotos, embora não seja recomendado tocá-las, devido ao temperamento.
Machu Picchu [Peru]
Machu Picchu, construída no alto de uma montanha, é uma cidade Inca com templos, palácios, plataformas e canais de água que mostram o que uma grande civilização foi capaz de edificar com grandes blocos de pedra, sem nenhum tipo de cimento, porém com a maior sabedoria. Tem uma geografia marcada por montanhas, conhecidas como “vales”, e abriga um sítio arqueológico que é considerado uma das 7 maravilhas do mundo.
O verde que cobre as montanhas, em meio a construções datadas de longínqua época, contudo, desperta a curiosidade de turistas. No entanto, sua história está ligada à existência de locais considerados por algumas civilizações antigamente como santuários e monumentos na selva, estando hoje em ruínas.
A altitude, entretanto, em torno de 2.400 m, fez com que a cidade ficasse escondida por séculos e rodeada de mistérios, sendo também um Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O local cultural tem um relógio solar e, por entre as vielas, permite uma vista privilegiada de algumas montanhas pelo aspecto da natureza.
Best dica: Os antigos peruanos foram artesãos por excelência, e desenvolveram um alto nível tecnológico nesta atividade. A arte do Peru pré-colombiano tem registro, portanto, desde tempos milenares em tecidos, cabaças, madeira, pedra, ouro, prata, cerâmica, e inclusive barro, qualquer material onde fosse possível expressar parte das vivências cotidianas. Esta herança ancestral é, ainda assim, encontrada hoje, em variadas peças de grande qualidade em tecidos.
Vale Sagrado dos Incas[Peru]
Por ter sido uma região habitada pela civilização Inca, tem muitos aspectos culturais e históricos que remetem a essa era, tendo uma extensão geográfica de mais de 100 quilômetros de comprimento, abrangendo, na verdade, a região de Cusco.
Geralmente o turista que vai para lá passa pelo povoado de Pisac, que costuma também ter um grande mercado local de artesanato.
É possível partir para a cidade de Chinchero, a mais típica e pitoresca do Vale Sagrado, famosa por suas mulheres tecelãs. Não deixe de recomendar ao seu cliente uma parada em um centro têxtil para apreciar os belos tecidos e conhecer as antigas técnicas Inca para tingimento e fiação com lã de alpaca.
Ainda na cidade de Chinchero, há possibilidade de visita ao complexo arqueológico Inca e sua igreja colonial. De lá, a pedida é seguir até Moray, um belo e curioso complexo arqueológico Inca composto por colossais terraços concêntricos, que simulam um grande anfiteatro.
Uma excursão ao fabuloso complexo arqueológico de Ollantaytambo, importante para os Incas como um centro militar, religioso e agrícola, é essencial. Assim como uma visita ao Templo das Dez Janelas, El Bano de la Ñusta e Templo do Sol. Das alturas de Ollantaytambo, no Vale Sagrado dos Incas, é parada obrigatória também — são verdadeiros cartões postais.
Best dica: Independentemente da época do ano e do local que visite, recomenda-se levar roupa de frio, calças compridas, camisetas de algodão, sapatos de montanha, calçado esportivo, um bom protetor solar e um chapéu (para o sol e para o frio).
E então, gostou das dicas de destinos que você já pode usar para ir aquecendo os planos de seus clientes? Veja os pacotes especiais de Peru Week 2019 da BestBuy Hotel e alavanque suas vendas! Prepare-se!