Sobre ser dono e funcionário da sua agência de viagens
Na hora de empreender e abrir a tão sonhada agência de viagens, nem todo mundo conta com capital disponível para contratar vários colaboradores. E é nesse momento que muitos empresários precisam se tornar tanto gestores do negócio, como funcionários.
Isso tudo, é claro, sobrecarrega e faz com que você tenha uma infinidade de tarefas para dar conta. Mas, será que existem dicas para facilitar a vida de quem é dono e funcionário da própria agência de viagens? Continue a leitura e veja as principais que separamos para lhe ajudar!
Não ignore o planejamento
Muitas pessoas pensam que, como elas mesmas serão os próprios funcionários e a empresa será pequena e individual, não existe a necessidade de planejamento. Isso é um erro muito grave.
Quanto menos pessoas você tiver para lhe ajudar, mais o planejamento será importante, dando solidez as suas ações e auxiliando na hora de desenvolver um caminho seguro a ser trilhado.
Assim, antes mesmo de abrir a sua agência, comece fazendo a lição de casa, ou seja, analise muito bem o seu mercado, descubra quem são os seus principais concorrentes, entenda os serviços e diferenciais que eles oferecem, descubra quem forma o seu público-alvo e defina as formas de atrair e manter essas pessoas.
É essencial conseguir fazer projeções de como a sua empresa estará daqui 3 ou 5 anos, por exemplo, principalmente em questões financeiras. Por isso, saiba de todos os custos que você terá nos anos iniciais (que costumam ser os mais difíceis) e esteja preparado para lidar com essas despesas.
Analise, também, o quanto precisará vender em cada época do ano para ter lucro e defina ações estratégicas para isso, como promoções específicas.
Estipule um salário mensal
Quando falamos em finanças, um dos principais desafios dos gestores que empreendem individualmente é conseguir diferenciar o que é o seu salário, como funcionário, e o que é lucro da agência.
Fazer essa distinção é muito importante, evitando misturar as finanças e acabar com dificuldades para gerir o seu negócio. Quanto mais retiradas você fizer do seu caixa, mais difícil será cumprir as metas e o planejamento estipulados no tópico anterior.
Assim, descubra qual é o ponto de equilíbrio, ou seja, o máximo que a sua empresa poderá lhe pagar sem comprometer sua lucratividade e seu crescimento. Conforme, a agência for se tornando mais forte e aumentando a sua rentabilidade, é possível também ampliar o seu salário, mas sempre busque esse equilíbrio financeiro.
Invista em tecnologia
Com a tecnologia, você será capaz de oferecer uma gama de serviços maior, entregando muito mais qualidade ao seu cliente, sem que isso lhe traga uma sobrecarga de tarefas.
A tecnologia deverá ser uma aliada, para ajudar a deixar as suas tarefas mais otimizadas, mas sem que isso signifique perder a personalização – que costuma ser o diferencial mais importante das agências menores.
Entenda seu público e aposte em um nicho
Falando em diferencial, é de suma importância para a gestão do seu negócio compreender quem é o seu público-alvo e focar em oferecer serviços diferentes para essas pessoas.
Quanto mais você conseguir compreender o que esses clientes desejam e quais são suas principais dificuldades, mais fácil será oferecer uma solução de acordo com as necessidades deles.
Geralmente, as agências menores têm investido em trabalhar com nichos específicos, oferecendo, assim, uma experiência completamente diferente, exclusiva e personalizada – itens que esses clientes não encontram nas grandes empresas do setor.
Assim, entenda muito bem a necessidade da sua clientela e os possíveis públicos que não estão sendo atendidos corretamente pelos grandes players. São muitos os exemplos, como: agências que trabalham no ramo esportivo (especializadas em levar atletas à competições), turismo receptivo, de baixa renda ou de luxo e assim por diante.
Evite “copiar” os grandes
Se você é dono e funcionário do seu próprio negócio, dificilmente conseguirá oferecer os mesmos serviços e com a mesma rapidez de quem detém uma grande estrutura para isso.
Entenda como os grandes trabalham e aprenda com eles, mas evite copiá-los. Ficar se comparando com as marcas mais conhecidas não ajuda a desenvolver o seu negócio, apenas limita a sua capacidade. Por isso, foque no que você oferece de melhor e em como consegue atender as pessoas que não encontram o que procuram nas grandes empresas.
Trabalhe o seu marketing
Não é porque você é pequeno que não precisa investir em propaganda. Atrair as pessoas para a sua agência é indispensável para vender mais. Por isso, lembre-se de se planejar para investir em campanhas de marketing.
Novamente, a dica é focar no seu nicho e no seu público-alvo. Se você trabalha com a área esportiva, é melhor fazer um investimento mais baixo, anunciando em revistas especializadas ou em grupos de atletas do Facebook, por exemplo, do que gastando com um outdoor que terá pouca eficácia com quem você deseja atrair.
Se o investimento é pequeno, otimize-o. O marketing digital costuma ser uma opção mais barata e que possui um poder de metrificação maior. Invista nessa modalidade, criando um site, desenvolvendo um blog e mantendo perfis ativos e com conteúdos interessantes nas redes sociais.
Não desanime. Mesmo sozinho é possível dar conta de tudo, já que existem várias ferramentas que automatizam inúmeros processos como: agendamento de posts, disparos de e-mail marketing, captura de leads, entre outros.
Aprenda a vender
Você pode ser um ótimo gestor, mas se não souber vender, dificilmente a sua agência conseguirá bons resultados. Por isso, aprenda mais sobre técnicas de vendas, de atendimento e de persuasão, para atender melhor os seus clientes e, claro, ampliar o seu faturamento.
Tome cuidado também com as várias opções de canais de venda. Embora isso seja atrativo para o seu cliente, pode se configurar em uma tremenda dor de cabeça para você, principalmente se for o único funcionário da sua agência.
Ao invés de vender pacotes ou serviços pelo seu site, inclua uma opção de solicitar orçamento. E, claro, configure corretamente o seu e-mail para não deixar de responder nenhum dos interessados.
Cresça
Com um planejamento sólido, uma boa gestão e um trabalho de marketing correto, certamente a sua agência começará a crescer. Então, se prepare para isso, por exemplo, já incluindo no seu planejamento financeiro a possibilidade de contratação de novos funcionários.
Se você sentir que ainda não é possível, mas notar que a rotina está muito pesada, pense em encontrar um sócio. Dessa maneira vocês poderão dividir não apenas os afazeres diários, mas também os investimentos e a gestão do negócio.
Trabalhe com bons fornecedores
Os fornecedores e parceiros são essenciais para as agências menores. Afinal, é muito importante contar com empresas confiáveis e que ofereçam um serviço de qualidade, garantindo a satisfação do seu cliente e, também, uma boa imagem para a sua empresa.
Por isso, sempre analise o que o parceiro de negócio oferece de benefício, a credibilidade da marca e o quanto ele é interessante para o perfil da sua clientela.
Como a BestBuy Hotel pode ajudar?
Como você pode notar, ser dono e funcionário de uma agência de viagens não é um trabalho fácil e exigirá uma dose extra de disciplina, organização e paciência. Mas, com planejamento, estudo e dedicação é possível se destacar e oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes.
Contar com bons parceiros de negócios é uma das dicas mais importantes e a BestBuy Hotel pode lhe ajudar nesse sentido. Afinal, contamos com alguns benefícios muito interessantes, como:
- • 100% das reservas confirmadas: dispomos de equipes próprias de reconfirmação e plantões, além de gerentes de conta para cada cliente, garantindo uma experiência segura para todos os seus agenciados;
- • Disponibilidade: contamos com mais de 600 mil hotéis internacionais e mais de 3500 nacionais, além de resorts, casas e uma infinidade de acomodações. Não é à toa que somos a maior consolidadora da América Latina;
- • Preços competitivos: graças à nossa contratação direta com hotéis e grandes redes conseguimos oferecer muito mais flexibilidade nas negociações, resultando em preços mais atraentes para os seus clientes.
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