Turismo Sustentável: conheça os destinos mais sustentáveis do Brasil
Uma maneira de viajar que se preocupa muito com o meio ambiente de modo a adotar práticas inovadoras é o chamado Turismo Sustentável, termo que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.
E você sabia que o Brasil ocupa a 9ª posição no ranking mundial dos países que mais instalaram energia solar em 2020? Sendo então uma referência mundial em natureza, confira abaixo uma lista com 5 destinos mais sustentáveis do país, que são ótimas opções de viagem.
Além disso, todos eles fazem parte do Top 100 da Green Destinations Foundation, organização sem fins lucrativos que incentiva todos os destinos a se tornarem mais autênticos, socialmente responsáveis e economicamente e ambientalmente sustentáveis. Boa leitura!
Leia também: Os 7 destinos de lua de mel mais instagramáveis do mundo
Atitudes para um Turismo Sustentável
O Turismo Sustentável depende de uma série de atitudes para continuar se fortalecendo, o que deve ser realizado por turistas, prestadores de serviços e também moradores do local. Confira abaixo algumas das coisas que contribuem para esse movimento.
- Selecione prestadores de serviços e agências que sejam consistentes com o tema;
- Proteja o meio ambiente e seus recursos naturais;
- Apoie os comerciantes locais;
- Respeite os costumes locais;
- Opte por caminhada ou ciclismo durante os passeios;
- Proteja a vida dos animais.
Além dessas, existem muitas outras dicas para tornar o planeta um lugar melhor. Por isso, sempre vale a pena prestar atenção no que pode ser feito. Afinal, pouco a pouco, a união faz a força.
Conheça 5 destinos para quem busca um Turismo Sustentável no Brasil
Forquilhinha (Santa Catarina)
Fazendo fronteira com Criciúma, Forquilhinha é conhecida como a cidade mais alemã do sul de Santa Catarina. Isso ocorre porque a área foi colonizada por descendentes de imigrantes alemães no século XIX, e por esse motivo, ainda existem traços dessa cultura.
Os visitantes não podem deixar de visitar o Museu Anton Eyng (Museu de História e Cultura), passear pela Rua João José Back, caracterizada por arcos e flores coloridas, e tirar fotografias no pórtico de entrada. Para os interessados em atividades ao ar livre, recomenda-se visitar o Parque Ecológico de São Francisco de Assis, que possui 5 hectares de Mata Atlântica.
Essa cidade é um dos principais destinos para quem busca Turismo Sustentável no Brasil, considerando o meio ambiente e o clima. Esse reconhecimento está relacionado ao incentivo ao uso da bicicleta e ao trabalho em um programa de coleta seletiva, que garante a destinação correta dos resíduos, além de integrar as pessoas ao mercado de trabalho.
Tibau do Sul (Rio Grande do Norte)
A mais de 80 quilômetros de Natal, Tibau do Sul é o endereço da famosa Praia de Pipa, um dos cartões-postais do nordeste brasileiro. Para explorar melhor a região, vale a pena visitar a Praia do Madeiro, relaxar nas piscinas naturais da Praia do Porto, passear pela Avenida Baía dos Golfinhos e apreciar a beleza da Praia do Amor.
Para aquelas pessoas que querem ver golfinhos, sugerimos ir ao Mirante dos Golfinhos ou utilizar um barco com destino à Lagoa de Guaraíras. Ainda que não consiga ver esses animais, as praias de Tibau do Sul têm um mar do Caribe, então certamente você não irá se arrepender.
O local também entrou no ranking dos destinos mais sustentáveis do Brasil na categoria meio ambiente e clima. O mais notável, porém, é a Reserva Ecológica de Pipa, que possui mais de 80 hectares de área verde reservada. Nela, os visitantes têm acesso a 16 trilhas e vistas deslumbrantes que mostram a beleza cinematográfica crua da região. De acordo com a Secretaria de Turismo de Pipa, o local é referência para o Turismo Sustentável por conta do total apoio e participação da comunidade.
São Miguel do Gostoso (Rio Grande do Norte)
É o local perfeito para quem procura paz e tranquilidade, afinal, esta é uma vila de pescadores que oferece toda a infraestrutura para os turistas. Ainda há quem a chame de Gostoso ou São Miguel, mas na verdade o nome já transmite a sensação de férias e felicidade, aliados ao Turismo Sustentável.
Essa região tem as praias como ponto forte, com destaques para as praias da Xepa e Maceió, localizadas próximas a comércios e restaurantes. Além disso, vale a pena visitar a Praia de Tourinhos, um dos lugares mais bonitos para observar o pôr do sol.
Uma curiosidade é que a cidade já recebeu o prêmio de melhor na categoria “Ilhas e Costas” pelo curso de “Turismo Comunitário” na Baixinha dos França.
Você também pode gostar: Explore o Pantanal – Destinos Nacionais
Rolante (Rio Grande do Sul)
Localizada às margens do Rio Rolante, no Vale do Paranhana, na região metropolitana de Porto Alegre, um de seus apelidos é a capital nacional do Kuka, pois se destaca na produção do Kuka Alemão, um bolo de massa doce.
Apesar de ser uma cidade relativamente pequena com cerca de 22.000 habitantes, Rolante é um excelente destino de ecoturismo. Quem visita tem a oportunidade de conhecer o Morro Grande, uma pista natural de voo livre a 841 metros de altitude, além de muito ar puro nas trilhas das cachoeiras das Andorinhas, Colônia Monge e Campinas.
Acima de tudo, Rolante oferece aos visitantes a oportunidade de fazer o percurso “Caminho das Pipas”, que leva às melhores cantinas da região e conta a história da viticultura e produção de vinho, duas das colônias italianas.
Essa cidade entrou no ranking dos principais destinos de Turismo Sustentável do Brasil com o projeto “Mirins Ambientalistas”, onde alguns estudantes visam conscientizar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva e do incentivo ao cicloturismo.
Gaspar (Santa Catarina)
Com atrações turísticas em diferentes estilos, oferecendo opções que vão do ecoturismo ao turismo religioso, Gaspar, localizada no estado de Santa Catarina, é o último destaque desta lista de destinos mais sustentáveis no Brasil.
Para os visitantes, é indispensável conhecer a história local na Cachaçaria Engenho do Nono, sentir adrenalina no Morro do Parapente (também conhecido como Morro Cruz ou Morro Pelado) e visitar a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.
A cidade venceu na categoria “Natureza e Ecoturismo”, com destaque para a rota Vila d’Itália, uma área colonial italiana que exala muito verde. Aqueles que realizam o passeio têm a oportunidade de praticar parapente, descer cachoeiras, trilhas de rosto e cavalgadas. Além disso, o local está associado à Hidrovia Gaspar, que possui a maior concentração de parques aquáticos por m² do estado.
Veja também: Rede Hard Rock Hotels celebra 50 anos de história
Agora que você já sabe quais são os principais destinos de Turismo Sustentável do Brasil, é só começar a planejar uma viagem inesquecível.
Para dúvidas ou mais informações, navegue pelo nosso site e fale com a gente pelos canais de atendimento.