Viagem para o Egito: o que é preciso saber?

África 5 de maio de 2023

O país é riquíssimo em história – uma trajetória milenar e berço de inúmeras referências que ainda usamos e aprendemos. Com muitas possibilidades, sua viagem para o Egito será marcante e fará você se apaixonar!

Mas, afinal, o que é preciso saber para conhecer o país?

Primeiramente, é importante localizarmos o Egito no mapa. O país fica no continente africano, fazendo fronteira com a Líbia, Sudão e Israel.

O território é banhado pelo Mar Vermelho e Mar Mediterrâneo, sendo um local muito importante historicamente para a civilização, tendo o Rio Nilo como um dos mais famosos e relevantes do mundo por muito tempo. Agora, confira algumas dicas para deixar esse passeio ainda mais incrível:

1 – Visto e documentos em mãos!
Se você tem uma viagem para o Egito marcada, é importante estar ciente de que é preciso de visto para turistas brasileiros – e você consegue solicitá-lo de duas formas: na embaixada e/ou consulado do país no Brasil, ou ainda no Aeroporto do Cairo, na sua chegada. Mas é sempre bom já viajar com toda a documentação em dia!

Outro documento necessário é o certificado internacional de vacina da febre amarela, pois esse é um item obrigatório para a liberação do turista dentro do seu território nacional.

2 – Qual a moeda corrente?
A moeda nacional é conhecida como libra egípcia e, atualmente, equivale a R$ 0,17 (valor de fevereiro/2023). Mas a verdade é que eles usam muito o dólar americano ou o euro. Se você pretende fazer sua viagem para o Egito, fique tranquilo, há muitas casas de câmbio no país que são preparadas para fazer essa troca.

3 – Qual melhor época para ir?
Se estamos esperando temperaturas amenas, dê preferência para o outono (abril a maio) e a primavera (setembro a outubro). O verão no país é muito intenso e costuma ter as maiores temperaturas entre junho e agosto – se possível, evite esta época para fazer sua viagem para o Egito. E o mesmo ocorre para o inverno, com dias muito frios e temperaturas intensamente baixas.

Veja também: Quer saber mais sobre turismo sustentável? Confira aqui!

4 – Vá de chip!
É possível encontrar muitos locais para comprar chip de internet local dentro do país. É muito melhor fazer sua viagem para o Egito com acesso à internet, seja para se comunicar melhor e/ou entender mais sobre pontos turísticos e restaurantes. Vale a pena investir no chip para economizar em corridas de Uber ou táxi, localização e até dicas interessantes para conhecer o país.

Os taxistas são um episódio à parte: eles têm fama de enrolar turistas, cobrando muito mais do que o preço real do Uber, por exemplo. Por isso, sempre que possível, priorize viagens por aplicativos ou negocie um preço fixo com o taxista antes de embarcar. No país também é comum dar gorjetas, por isso leve em conta esse valor na hora de viajar.

5 – Qual idioma eles falam?
O inglês é muito utilizado no destino, sendo fácil se comunicar nesse sentido – sobretudo em locais mais turísticos, hotéis, restaurantes e lojas. Mas o mais interessante é que por ser um país que recebe muitos turistas, até pela sua localização cercada de pessoas que falam, naturalmente, outro idioma, é possível encontrar até vendedores nos mercados que falam
português.

Mas não leve essa verdade para outros cenários, como Uber, taxistas e até mesmo seguranças. Sua viagem para o Egito vai ser ainda melhor se você conseguir se comunicar em inglês.

6 – Quer comprar? Negocie!
Assim que chegar no destino, vai perceber: os egípcios têm a cultura de negociação e isso se reflete na forma como vivem e como você vai consumir as mercadorias. Ao fazer sua viagem para o Egito, lembre-se: se jogue na negociação daquele souvenir e volte pra casa com a lembrança e um pouco mais de dinheiro!

7 – Viaje sempre com algum dinheiro trocado (e em espécie!)
Apesar dos cartões serem mundialmente conhecidos e utilizados, há alguns lugares que só aceitam dinheiro em espécie ou dão desconto para pessoas que não pagam com cartão. Sua viagem para o Egito será mais tranquila se você tiver em mente que é importante ter uma quantia em dinheiro vivo e também em trocados, facilitando suas gorjetas e até mesmo na compra de itens menores.

8 – Viaje para além do Cairo!
O Egito é um país muito rico culturalmente e sua fama histórica não é à toa. Conheça locais como Luxor, Alexandria, Guizé e Suez. Sua viagem para o Egito será ainda mais rica e você terá acesso a uma cultura muito típica do país, mas ainda pouco conhecida, se comparada à capital, Cairo.

Veja também: Conhece Ushuaia? Saiba mais sobre a Cidade do Fim do mundo aqui!

E para isso, invista em transporte como ônibus e Uber. Com o trânsito caótico, é inviável alugar um carro no país, as estradas são todas sinalizadas em árabe e as regras podem ser um pouco confusas, por isso, se organize e faça os passeios com ônibus turísticos preferencialmente.

9 – Qual é a religião do país?
A resposta rápida é o Islamismo. Eles costumam levar a religião muito a sério, mas não são tão rigorosos como os países do Oriente Médio. É comum observar homens e mulheres usarem roupas relacionadas à religião, como túnicas e burcas, mas a grande maioria das mulheres costuma usar apenas o véu.

E outro ponto que você precisa saber se está de viagem para o Egito marcada: as sextas-feiras costumam ser dias sagrados para os egípcios e isso significa que todos tiram o dia para descansar, por isso, dificilmente você irá encontrar alguma loja ou serviço aberto neste dia.

10 – Posso me vestir tranquilamente?
Para os estrangeiros, não há um código rigoroso e é possível levar as roupas “normais” sem problemas, sempre pensando que as temperaturas, quando “extremas”, são realmente intensas. Para mulheres, especificamente, o ideal é que não seja nada muito curto ou sem decote para não chamar tanta atenção e evitar possíveis dores de cabeça, pelo choque cultural. Mas de resto, tudo muito tranquilo!

11 – É um país seguro?
O país possui questões sociais, mas não há nada muito marcante que já não estejamos acostumados. É preciso estar atento como em qualquer lugar, porém, sem risco iminente ou violência séria. Se você já viajou sozinho, uma viagem para o Egito é normal, mas pode não ser o local ideal para uma primeira viagem sozinha, até pela infraestrutura do país de placas e sinalizações para além do árabe.

Mas afinal, quanto custa uma viagem para o Egito?

Isso pode depender muito do estilo de viagem que você procura, da quantidade de dias e dos passeios que pretende realizar. A BestBuy Travel te ajuda na montagem do roteiro perfeito para sua viagem para o Egito.

Conheça todas as possibilidades e feche sua viagem o quanto antes! Saiba mais aqui!

Para mais informações e/ou dúvidas, entre em contato com a gente pelo nosso site, Instagram ou Facebook.